“O Buraco é maior do que se esperava”: João Carlos acompanhado da imprensa fez vistoria nas repartições pública do municipio

Para a nova administração municipal da cidade de Chapadão do Sul comandada pelo prefeito João Carlos Krug (PSDB), os desafios serão grandes. Na manhã desta quinta-feira (19), o prefeito municipal de Chapadão do Sul, João Carlos, acompanhando da imprensa local, os secretários municipais Guerino, Guilherme, Zorzo, Sonia Maran e alguns secretários adjuntos, realizou um verdadeiro tour pela cidade, visitando, prédios públicos, obras, onde constatou que realmente o “Buraco é maior do que se esperava”, ou seja, o prefeito pegou o município em um verdadeiro caos.

Estima-se que o município tenha uma dívida acima dos 5 milhões de reais, entre fornecedores, contratos vencidos, repasse para entidade e Fundos de Previdências.

Além da dívida astronômica e dificuldades de arrecadação, o patrimônio público encontra-se deteriorado, muitas máquinas sem funcionar e o almoxarifado amontoado de sucatas, os prédios das escolas e creches em péssimas condições, sucateamento de ambulâncias a rodoviária caindo aos pedaços, ruas esburacadas, uma enorme voçoroca no final da Avenida Mato Grosso do Sul, ônibus escolares detonados, sem motores e sem documentações, a zona rural estão com as estradas vicinais quase intransitáveis, entre outros problemas internos encontrado pela a administração municipal.

Maquinas sucateadas

VEJA GALERIA DE FOTOS

“Nosso objetivo é mostrar para a imprensa e a população a real situação em que encontramos o município, hoje a realidade é difícil, temos muito o que fazer, por isso, peço a compreensão de toda a população, porque precisaremos de um tempo grande para reestruturar o nosso município. ” Afirma o prefeito João Carlos.

Rodoviária

Foi a primeira parada do grupo, no local observou que o principal cartão de visita da cidade, está caindo aos pedaços. Desde de setembro de 2015, quando ocorreu uma tempestade na cidade, com ventos que arrancaram parte do telhado de embarque, nada foi feito pela a ex administração municipal, a não ser um decreto de emergência e derrubar de forma errada, toda a parte de cobertura do embarque e desembarque dos passageiros e ainda dar um sumiço em parte de material que poderia ser reaproveitado. O prefeito João Carlos Krug, determinou ao setor de infraestrutura e engenharia da cidade, a elaboração do projeto para reconstrução do terminal rodoviário.

Centro de Educação Infantil Flamboyant

Neste local foi constatado diversos problemas, desde das ferrugens encontradas em todas portas e janelas, como a construção do abrigos para as crianças com problemas nas estruturas, construídos anexados junto aos murros e sem  o travamento necessário. No local encontra se também um quiosque onde as crianças brincam com a estrutura toda danificada.

Voçoroca da Avenida MS com a Espírito Santo

No final da avenida Mato Grosso do Sul, com a Avenida Espirito Santos, foi formada uma verdadeira voçoroca, devido à falta de planejamento da obra de um canal que foi construído pela administração passada, que acabou se transformando numa verdadeira voçoroca, com um buraco com mais de 25 metros de profundidade.

Para tentar conter o avanço da voçoroca, está sendo de forma provisória o despejo de entulhos de construções no local, até que chegue fim o período chuvoso, quando será realizado em parceria com os responsáveis pelo o loteamento Campo Bom e o loteamento Casa & Cia, uma galeria de água, para solucionar o problema.

Asfalto na avenida Rio Grande do Sul

João Carlos Krug, confirmou que o primeiro asfalto e canalização de água a ser feita na cidade, será na Avenida Rio Grande do Sul, até a avenida Minas Gerais.

Escola Municipal Cecília Meireles

Devido as ampliações de formas erradas e sem planejamento, os problemas se iniciam desde os acessos dos alunos, fiações expostas, infiltrações, acúmulo de lixo, salas de aulas sem manutenções e problemas no sistema de ar condicionados.

Escola Municipal Érico Veríssimo

Nesta escola encontramos desde a diretora até os professores, engajados na limpeza. A escola também era um aprendizado de “gambiarras” feitas pela administração passada e que hoje está sendo desfeias e realizadas de forma correta.

Em um corredor próxima a secretaria da escola, foi construído um banheiro dentro de um armário, com menos de 1,5 metros. Também foi construindo um corredor, sem as mínimas condições de amarras do telhado. Há muito o que ser feito em menos de 30 dias para o início das aulas.

Centro de Educação Infantil Pingo de Gente

O CEI Pingo de Gente, o maior problema está na cozinha, onde todos os armários estão enferrujados e terão que ser substituídos, além de uma pintura interna. O CEI foi construído em 1991 e foi que apresentou menos problema.

Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade

Foi a escola que se encontra com maior problema. Apesar da administração passada, ter publicado na sua revista uma foto, afirmando da sua reforma, na verdade foi uma ilusão ou mais uma mentira, porque apenas foi passada uma tinta na parte da frente da escola. Nas salas de aulas, janelas, sistema de ar condicionados, estão todos comprometidos. O sistema de ar, está há mais de dois anos sem limpeza, as janelas não fecham, falta ventilação na escola, a cozinha está em péssimas condições de uso.

Nesta escola, as contas de água, era de R$ 12 mil reais mensais. A nova administração, localizou um vazamento entre a caixa d’água e a cozinha, que já foi concertado.

Transporte Escolar

No pátio de obras do município, encontramos um verdadeiro amontoados de ônibus, todos deteriorados, pela a falta de manutenção. Dos 37 ônibus, apenas 08 tem condições de transporte de alunos se as aulas começassem hoje. Os demais faltam motores, peças, e estão com as documentações vencidas desde de 2015. A secretaria de educação tem 30 dias para tentar recuperar esses ônibus, para o início do ano letivo.

“Tudo este estrago poderia ter sido evitado se houvessem manutenção correta, tem ônibus que está há mais de 01 anos sem trocar óleo, quando quebravam uma peça sempre falavam que não tinha dinheiro e era feito gambiarras, para ele andarem” afirmou o mecânico responsável do setor.

Asfalto da Avenida Rio Grande do Norte

O prefeito João Carlos Krug, também visitou as obras da construção do asfalto da avenida RN, que está sendo feita pela construtora CONPAV, através de verba federal e que hoje devido as chuvas traz enormes transtornos para os comerciantes.

O prefeito afirmou, que este tipo de obras não se faz em período de chuvas e, que a prefeitura assim que as chuvas derem uma aliviada, em pelo menos dois dias de estiagem, irá jogar um cascalho para amenizar o problema de acesso aos comércios local, até que passe o período das chuvas e a construtora finalize a obra.