Depois de uma semana após a posse do prefeito eleito Lairto Sperandio (DEM), por decisão do Tribunal Superior Eleitoral – TSE o presidente da Câmara de Vereadores, Ivam Borba, assumiu o cargo logo após os vereadores extinguirem os cargo de prefeito e vice. Lairto teve seu registro indeferido pelo TSE e por este motivo não deveria ter sido empossado.
A sessão atrasou devido uma decisão do Ministro Napoleão Nunes, que segundo advogados do prefeito eleito teria concedido uma liminar suspendendo a extinção do cargo de prefeito do município de Alto Taquari. Segundo decisão, o ministro entende que a Relatora do processo quem deva decidir sobre as solicitações referentes ao processo.
Como a decisão não foi comunicada oficialmente, a Sessão Extraordinária foi realizada e o presidente da Câmara Municipal, Ivam Borba (PSDB) foi empossado como prefeito interino de Alto Taquari.
Segundo explicação do advogado da casa Dr. Mauro, a posse do prefeito interino foi feita de acordo com a determinação do Cartório Eleitoral da 8ª zona. E ressaltou que seguiu da mesma forma do dia 1ªde janeiro.
Ainda segundo o advogado, outra sessão poderá ser realizada para atender as orientações que chegarem a casa enviadas pelo Cartório Eleitoral.
Após ser empossado como o prefeito interino, Ivam Borba falou do compromisso em fazer uma cidade melhor e falou sobre esta situação e como ela atrapalha o desenvolvimento do município, “Situação constrangedora para nosso município”.
imparcial