O período do vazio sanitário do algodão nos municípios produtores do Estado, será de 16 de junho a 30 de agosto, à partir de 2017. Apenas Campo Grande e Sidrolândia terão data diferente, com o vazio estipulado entre 1° de agosto e 15 de outubro.
Decisão n° 004/2016 publicada no DOE (Diário Oficial do estado) de hoje (23) pela Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar) altera também data limite para semeadura do algodoeiro em Mato Grosso do Sul, sendo 31 de janeiro para Campo Grande e Sidrolândia e 31 de dezembro para as demais regiões produtoras.
De acordo com a publicação, as alterações levaram em consideração a importância econômica do cultivo para o Estado, assim como a utilização de novas cultivares e a otimização da safra.
Segundo a portaria, também foi avaliada a prática cada vez mais comum do plantio rotativo entre soja, feijão e algodão no Estado; os prejuízos da praga bicudo à atividade; a redução do ciclo da cultura devido questões climáticas e o parecer favorável da área técnica do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) sobre o tais alterações, pleiteadas por lideranças da cadeia produtiva do algodão.
Campo Grande News