Costa Rica, Paraíso das Águas, Figueirão estão entre melhores municípios no ranking do Firjan

Mato Grosso do Sul é um dos três estados do país que não possuem nenhum município na lista dos 500 piores no Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado nesta quinta-feira (18). Na outra ponta da lista, o Estado tem 12 prefeituras no seleto grupo das 500 mais bem pontuadas.

As mais bem pontuadas de MS são: Costa Rica, Paraíso das Águas, Figueirão, Ribas do Rio Pardo e Bodoquena. Campo Grande é a oitava. Já na ponta de baixo da lista estão: Guia Lopes da Laguna, Ivinhema, Porto Murtinho, Ponta Porã e Rio Verde de Mato Grosso.

O Sistema Firjan revela o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF, 2000), que determina o teto de 60% para as despesas com o funcionalismo público.

A previsão da federação é que, como o ritmo da economia brasileira vem caindo desde 2014, a situação apresente um panorama ainda mais crítico neste ano.

Com o comprometimento de despesas com pessoal cada ano maiores, as prefeituras passaram a depender ainda mais de repasses feitos por Estados e pelo governo federal. Só que 83% das prefeituras não geravam nem 20% de suas receitas.

 

 

Fonte: Correio do Estado