Na tarde desta segunda-feira (19), O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu por unanimidade, cassar o registro da candidatura do candidato mais votado em Alto Taquari, Lairto Sperandio (DEM). Com essa decisão, Alto Taquari deve ter novas eleições em março de 2017.
O Juiz titular da Oitava Zona Eleitoral, Pierro de Faria Mendes, já havia proferido decisão contraria ao registro de Lairto, mas o candidato entrou com recurso.
Lairto teve a candidatura indeferida em função da Lei da Ficha Limpa e aguardava julgamento. Antes da decisão final do TSE, o caso passou pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e no dia 3 de novembro, o órgão concedeu o deferimento da candidatura de Lairto por 5 a 0.
Lairto, teve três pedidos de impugnação, dois deles protocolados por Vanderley Santeiro e o Ministério Público Eleitoral (MPE).
A nova eleição deve ser realizada no dia 12 de março, conforme previsão do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
Lairto, afirmou a imprensa que o jogo ainda não acabou. “Vou entrar com novo recurso e se o indeferimento for mantido pelo TSE, vou disputar novamente a Prefeitura no ano que vem”. Afirmou.