15 de dezembro de 2015. Há exatamente um ano, sete eram os estádios com condição de uso para o Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2016. Os laudos dessas arenas estavam em dia ou pelo menos haviam sido entregues às autoridades. A manchete de momento informava: “Situação dos estádios avança”. Quando a bola rolou, a partir de janeiro, dos 12 clubes da elite apenas Naviraiense e Aquidauanense não tinham conseguido liberar seus estádios e mandaram partidas fora de casa. Hoje, porém, faltando 45 dias para o início da principal competição de clubes de Mato Grosso do Sul, o quadro é pior do que o de um ano atrás. Nenhum estádio está liberado, de acordo com o coordenador técnico da competição, Marco Antônio Tavares.
O Estatuto de Defesa do Torcedor obriga que os estádios contem com laudos vigentes durante todo o período do campeonato – no caso da Série A estadual, de janeiro a abril. Entretanto, nenhum dos dez estádios listados na versão final da tabela possui essa documentação completa, segundo a FFMS. A federação deve divulgar ainda nesta quinta-feira um relatório sobre a situação de cada estádio.
O GloboEsporte.com apurou em quais condições estão os dez estádios disponíveis para a Série A em 2017:
Morenão
Mandante: Operário-MS, Comercial-MS
Capacidade: 29,6 mil pessoas
Administração: UFMS
Situação: em reforma e sem laudos. Fechado para o futebol profissional desde setembro de 2014. A expectativa é que, com a conclusão da reforma, o estádio possa ter novos laudos para ser reaberto.
Arthur Marinho
Mandante: Corumbaense
Capacidade: 5 mil pessoas
Administração: Prefeitura de Corumbá
Situação: o estádio passa por pequenas reformas no telhado, danificado por um vendaval há alguns meses. O clube informa que a prefeitura está agilizando a reforma para buscar os laudos o mais rápido possível.
Toca do Urso
Mandante: Urso
Capacidade: não informada
Administração: Prefeitura de Mundo Novo
Situação: o clube informa que vai tentar obter os laudos do estádio junto à prefeitura a partir de 1º de janeiro, quando assume a nova gestão municipal.
Laertão
Mandante: Costa Rica
Capacidade: 3,2 mil pessoas
Administração: Prefeitura de Costa Rica
Situação: Outro estádio com cobertura danificada por vendaval. A prefeitura está recuperando a estrutura para em seguida solicitar os laudos.
Douradão
Mandante: Sete de Dourados
Capacidade: 7,9 mil pessoas
Administração: Prefeitura de Dourados
Situação: possui laudos vigentes até janeiro (Vigilância Sanitária) e março (engenharia). Já os laudos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar estão vencidos, mas segundo a prefeitura, serão renovados. Os laudos da PM e sanitário, inclusive, já foram providenciados.
Jacques da Luz
Mandante: Novoperário, União/ABC
Capacidade: 3,5 mil pessoas
Administração: Prefeitura de Campo Grande
Situação: possui todos os laudos, mas com vigência até janeiro e fevereiro de 2017. A próxima gestão municipal deverá assumir a responsabilidade de providenciar novos laudos.
Serc
Mandante: Serc
Capacidade: 2 mil pessoas
Administração: privada
Situação: o clube informou que está adequando o estádio às exigências legais para fazer vistorias e obter novos laudos para 2017.
Ninho da Águia
Mandante: Águia Negra
Capacidade: 2,4 mil pessoas
Administração: privada
Situação: o clube informa que vai tentar obter os laudos do estádio com auxílio da prefeitura a partir de 1º de janeiro, quando assume a nova gestão municipal.
Estádio Virotão
Capacidade: 3 mil pessoas
Administração: Prefeitura de Naviraí
Situação: o clube informou que só vai se manifestar sobre o estádio na próxima terça-feira.
Saraivão
Mandante: Ivinhema
Capacidade: 2,7 mil pessoas
Administração: Prefeitura de Ivinhema
Situação: o clube informa que vai tentar obter os laudos do estádio junto à prefeitura a partir de 1º de janeiro, quando assume a nova gestão municipal.
Globo Esporte MS