Foi realizada nesta quarta-feira, 14, na sala de júri do fórum de Chapadão do Sul, a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos no pleito de 2016 no município.
A solenidade foi presidida pelo Juiz Eleitoral, Dr. Silvio Cesar Prado, que teve a presença de familiares e convidados dos eleitos.
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Segundo o Código Eleitoral (art. 215, parágrafo único), no diploma deve constar o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente, e, facultativamente, outros dados a critério do juiz ou do tribunal.
Bastante emocionado, o vereador Mika, falou em nome dos demais eleitos, onde enalteceu e parabenizou os trabalhos da justiça eleitoral e afirmou que os vereadores, estarão juntos em prol de trabalhar para recolocar o município novamente no desenvolvimento e garantiu o apoio ao novo prefeito, nas coisas que forem certas e corretas para a população.
João Carlos, afirmou que esse diploma é um desafio grande e com o apoio de todos, e muito trabalho, esforço, dedicação, competência, mas tem certeza que Deus lhe dará luz, para que, ao lado do seu vice, dos vereadores, dos secretários, possamos vencer esse momento difícil em que passa o nosso município. Agora é um novo desafio, que planejamos e nos propusemos a fazer, sabendo dificuldades que iremos enfrentar, nós temos a certeza, que Deus vai conduzir nossos trabalhos, conto com o apoio dos vereadores, porque nós junto, somos os representantes da população e com mais trabalho, mais obras, e melhorias, porque são eles que pagam seus impostos. Devemos levar até eles, habitação, educação, segurança, infraestrutura e saúde para nossos munícipes. Para fazermos essa diferença que a população espera, tenho certeza que ao lado dos nove (09) vereadores, possamos corresponder às expectativas. “ Eu prometo, que darei de mim, o máximo que puder para todos, não somente para os que votaram em mim, mas para todos os 23 mil habitantes do município”. Finalizou o prefeito.
O Juiz Eleitoral, dr. Silvio Prado ao fazer uso da palavra, destacou a importância da democracia em que vivemos, que nos permite escolher quem deve ser nossos governantes. Lembrou o magistrado, que já existem em alguns lugares, onde o prefeito ou governantes estão sendo escolhido através de sorteio, fato que tem chamado a atenção de parte do mundo.
Dr. Silvio Prado, fez uma ressalva da importância de que cada um dos eleitos e diplomados naquele ato, não se esqueçam das suas promessas de campanha perante a sociedade local. “Seria muito importante, que existisse uma lei que cada um dos eleitos, cumprisse o seu programa de governo ou suas promessas, feitas em campanha” frisou o Juiz Eleitoral.