Prefeitura de Chapadão do Céu faz a entrega do cartão Renda Cidadã para 144 famílias beneficiadas

Hoje, dia 13 de dezembro, foi feita a entrega de 144 cartões do Programa Renda Cidadã para os beneficiários de Chapadão do Céu.

Esteve presente no evento, o Prefeito Rogério Graxa, o Vice-prefeito Cidão, o Secretário de Obras, Vicente, a Secretária de Administração Ediléia de David, a Secretária de Assistência Social ,Verônica Savatin, os Vereradores Chico, Roni e Valtinho, a Supervisora do Renda Cidadã, Nedi e o Superintendente Executivo de Desenvolvimento e Assistência Social do Estado de Goiás, Edgard Lourencini.

O PROGRAMA

Pioneiro no país, o Renda Cidadã foi o programa social que deu origem ao Bolsa Família. É um programa consolidado e que serviu de modelo para vários estados.

Reformulado, o Renda Cidadã é um dos principais programas de transferência de renda que beneficia a população economicamente vulnerável de Goiás. O programa retorna com um moderno sistema informatizado de gestão, que dará mais transparência e eficiência a sua execução orçamentária.

O programa é interligado ao CadÚnico (Cadastro Único da Assistência Social, sistema utilizado pelo Bolsa Família) e possui todas as informações cadastrais das famílias beneficiadas, evitando duplicidade no recebimento de benefícios.

De acordo com a Secretária de Assistência Social, Verônica, este cartão irá repassar para as famílias o valor entre R$80,00 a R$160,00, dependendo da necessidade. Para ser um beneficiário a família deve passar por alguns novos critérios, sendo eles:

  • Renda familiar de um terço do salário mínimo vigente por pessoa;
  • Crianças com frequência regular na escola da rede pública e cuidados essências com a saúde, como vacinas em dia e exames regulares da gestante;
  • Participação em cursos profissionalizantes.

 

Prioridades:

  • A prioridade será dada para famílias como pelo menos um integrante com deficiência permanente e incapacidade total ou parcial;
  • Uma pessoa com doença crônica grave que não possa trabalhar regularmente; Membro com idade ou superior a 60 anos;
  • Adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de regime fechado. Dependentes químicos em tratamento, vítimas de violência doméstica ou sexual, ou membros de etnias como indígenas e quilombolas.

 

O Prefeito Rogério Graxa falou da importância deste complemento de renda nesta crise que o País está enfrentando.

“ Infelizmente o Brasil está passando por um momento de grande dificuldade econômica e política, este cartão irá ajudar muitas famílias neste período, mas o que realmente desejamos é que nosso município continue a crescer e cada vez menos as pessoas precisem desse repasse de dinheiro do governo. Apesar do otimismo, a previsão é atender 300 famílias no próximo ano com este programa”. Diz Graxa

O Superintendente Executivo de Desenvolvimento e Assistência Social do Estado de Goiás, Edgard Lourencini, que representou o Governador Marconi Perillo, a Secretária Cidadã Lêda Borges e a Deputada Estadual Eliane Pinheiro, explicou para os beneficiarios o que é este programa pinoneiro e ainda ressaltou a importância de usar este benefício dentro de Chapadão do Céu e que seja um consumo consciente.

“ A parceria que o Prefeito Graxa e o Governador Marconi Perillo possui é de extrema relevância para Chapadão do Céu, trazendo assim vários recursos e benefícios como o Renda Cidadã. Este dinheiro, além de ajudar as famílias, também ajuda a desenvolver o comércio local, já que entrará mais recursos para os consumidores da cidade.” Ressalva o Superintendente Edgard.

Na cerimônia foi feita a entrega de alguns cartões pelas autoridades e ainda os beneficiários puderam tirar suas dúvidas. O atendimento foi feito pela administração da prefeitura e também pelos jovens que estão fazendo parte do Programa Jovem Cidadão (que prepara a entrada dos apendizes no mercado de trabalho)

De acordo com o Edgar, o dinheiro já está depositado nos cartões, antes, porém, é necessário que o titular do cartão faça o desbloqueio pelo telefone 0800 726 0101 e cadastre uma senha na Caixa Econômica ou numa agência lotérica.