Em solenidade realizada no Ginásio Poliesportivo na noite de 12 de dezembro, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), entregou certificado para os formandos de 2016, alunos do 5º ano A e B do Ensino Fundamental da Escola Municipal Prof. Antonio Inácio Furtado-Polo.
O PROERD é um programa educacional preventivo ministrado exclusivamente por Policiais Militares, rigorosamente selecionados e capacitados com o curso de formação de Instrutor, preparados para trabalharem com criança da pré-escola e anos iniciais do 1º ao 4º ano, e crianças do 5º e 7º anos do ensino fundamental e PROERD para pais de alunos. Aqui em Figueirão a instrutora do PROERD é a SD-PM Joyce Barreto.
O PROERD começou em 1982, na cidade de Los Angeles, EUA, em parceria com o Departamento de Polícia daquela cidade e as escolas. No Brasil, o programa foi introduzido no ano de 1992 na cidade do Rio de Janeiro. No Estado do Mato Grosso do Sul o PROERD foi implantado em junho de 1997.
Ao concluir o PROERD, os alunos assumem o compromisso de atuarem como multiplicadores dos ensinamentos adquiridos com o Programa. Através do compromisso, todos os alunos ficam intimados a repassarem para seus pais, irmãos, parentes e amigos o que aprenderam durante as aulas do PROERD.
Na abertura, o evento contou com apresentação musical da Banda Municipal de Percussão João Malaquias da Silva, sob o comando do Maestro Ronildo dos Santos. No encerramento, foi servido um delicioso jantar a todos os presentes. O prefeito Rogério e o pecuarista Meneguessi receberam diploma de “Amigo do Proerd”.
A solenidade contou com a presença do prefeito de Figueirão, Rogério Rosalin; do presidente da Câmara Municipal, Antonio Azevedo Nabhan; do Coronel Thonny Audry Lima Zerlotti, Coordenador Estadual do PROERD; do Tenente Coronel Marcos do Nascimento Silva, Comandante da 4ª Companhia da Polícia Militar de Chapadão do Sul; do Tenente Coronel Márcio Ávalos Cabanhas, Comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar de Coxim; do Tenente Esteban Palácios Rodrigues, Comandante da PM de Costa Rica; do Sub-Tenente Ildebrando, de Alcinópolis; do Comandante do 2º Grupamento de Polícia Militar de Figueirão, Sargento Hernandes Carmo Ribeiro;de policiais militares instrutores do Proerd; da Secretária Municipal de Educação, Luciane Aimi; da Diretora da Escola, Elenice Custódio; de secretários municipais e vereadores; e de pais e parentes dos formandos.
Todos os oradores agradeceram o apoio da prefeitura e enalteceram o vitorioso trabalho da Soldado Joyce, que se dedica quase que integralmente ao Programa. Em sua fala o prefeito Rogério Rosalin agradeceu aos comandantes da PM por disponibilizarem o PROERD para Figueirão, e lembrou que isso aconteceu graças a um pedido dele, que ficou impressionado com o Programa ao conhecer seus resultados.
Texto e Fotos: Rubem Vasconcellos