O TRE – Tribunal Regional Eleitoral – por meio do juiz titular da 38ª Zona Eleitoral, Walter Arthur Alge Netto realizou na manhã desta segunda-feira, 12 de dezembro de 2016, a diplomação do prefeito Waldeli dos Santos Rosa, do vice Roberto Rodrigues, dos 11 vereadores e quatro suplementes eleitos em Costa Rica – MS para a legislatura 2017/2020.
A cerimônia foi realizada no Auditório Ambiental Valdir Justino de Almeida, localizado no PNMMS – Parque Municipal Salto do Sucuriú e reuniu várias autoridades de Costa Rica, Figueirão, Paraíso das Águas, Chapadão do Sul e Alcinópolis, entre elas: o promotor de Justiça Eleitoral, Bolívar Luís da Costa Vieira, o defensor Público Bruno Bertoli Grassani, o chefe do Cartório Eleitoral Ozair da Maia Ribeiro, o prefeito eleito de Alcinópolis Dalmy Crisostomo da Silva e a vice Adriele Aparecida Bocalan, a presidente da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – da Subseção de Costa Rica, Elizandra Thais Frezarin Rosa Matsumoto, além de representantes de entidades, amigos e familiares dos diplomados.
Em seu discurso o prefeito Waldeli agradeceu e parabenizou a Justiça Eleitoral pela forma como conduziu o processo em Costa Rica, bem como nos municípios vizinhos, segundo ele com muita dedicação e transparência. O Chefe do Executivo enfatizou a responsabilidade de Administrar Costa Rica, da responsabilidade que os vereadores eleitos têm com o Município e com o povo.
“Quero dizer da responsabilidade que temos com o povo, o compromisso é nosso, é o compromisso de devolver. Com certeza só podemos fazer isso com a participação de todos vocês vereadores. Não vamos ter partidos, vamos ter a população e o compromisso da linha de frente, porque é isso que nós devemos pensar em melhores dias para a nossa população e para Costa Rica, dar exemplo de administração”, finalizou o prefeito Waldeli.
A vereadora eleita com o maior número de votos, professora Mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral falou em nome dos colegas. “Mesmo com uma pluralidade partidária, acredito que comungamos do mesmo propósito qual seja: ajudar a construir e a pensar um Município que seja pautado em princípios éticos, justos e participativos e acima de tudo contribuir por uma Costa Rica da qual orgulhamos de morar. Que Deus nos abençoe e nos de sabedoria e forças para honrar a confiança depositada em nós pelos nossos eleitores, conhecidos e anônimos, e de toda gente desta amada e rica “Costa Rica””.
O promotor de Justiça destacou que apesar da singeleza do diploma, representa um ato especial, pois a Justiça Eleitoral os habilita ao exercício do cargo. “Hoje esse diploma que os senhores recebem tem um significado todo especial é o ato em que a Justiça Eleitoral certifica e os habilitam a tomar posse no cargo e entrar no exercício das funções as quais o povo elegeu. Hoje é a habilitação, momento de aprofundar mais essa conscientização do papel e missão da qual os senhores estão investidos, esse diploma que representa o mandato popular é uma procuração que o povo lhes concedeu”, enfatizou Bolívar Vieira.
Ao finalizar o evento, o juiz Walter Arthur destacou que a diplomação é o último ato do Processo Eleitoral. “Os cargos pertence ao povo e que os mesmos devem nessa missão não se esquecerem de serem sensíveis o quanto puderem para saber o que e onde agir. Que todos sejam povo. Esperamos que todos os senhores a partir de janeiro de 2017 possam trabalhar em beneficio do povo que o elegeram, trabalhar com responsabilidade, honestidade e sobretudo com probidade administrativa”, concluiu.
Os eleitos tomam posse no dia 31 de dezembro de 2016 (sábado) durante Sessão Solene que será realizada no Centro de Eventos Ramez Tebet a partir das 19h30.
Ainda durante a cerimônia foram diplomados os candidatos eleitos de Figueirão: prefeito Rogério Rosalin, vice Fernando Martins juntamente com os vereadores e suplentes. E os eleitos de Paraíso das Águas: prefeito Ivan da Cruz Pereira “Xixi”, vice João Cassiano Júnior, vereadores e suplentes todos para exercer a gestão 2017/2020.
Também prestigiaram da cerimônia o Comandante do Corpo de Bombeiros major Aldinei Peres da Silva, Comandante da Polícia Militar tenente Esteban Palácios Rodrigues e Comandante da Polícia Militar Ambiental subtenente Marcílio Dias de Olveira, todos de Costa Rica.