O prefeito de Costa Rica – MS Waldeli dos Santos Rosa acompanhado dos vereadores Averaldo Barbosa da Costa (presidente da Câmara) e Lucas Lázaro Gerolomo participaram na manhã da última quarta-feira, 07 de dezembro de 2016, em Campo Grande – MS, da apresentação do Projeto Lote Urbanizado do Governo Estadual.
Durante o evento, o prefeito Waldeli fez questão de enfatizar que o projeto é de suma importância para Costa Rica. “Acompanhei desde a criação deste projeto e sempre acreditei que sairia do papel para colaborar com as cidades menores e neste evento pude acompanhar a explanação da secretária de Estado de Habitação nos principais pontos e nosso Município com certeza participará do projeto”, garantiu o Chefe do Executivo.
Na oportunidade, secretária de Estado de Habitação Maria do Carmo Avesani Lopez explanou os principais pontos do projeto aos prefeitos eleitos e reeleitos. “Esse evento é uma forma da Secretaria apresentar aos novos prefeitos o projeto e seu objetivo. Esclarecemos as dúvidas em relação ao procedimento desde a sua construção até a seleção das famílias, bem como também a sua fiscalização”, explicou a gestora.
Projeto
O projeto Lote Urbanizado visa atender famílias em situações de risco ou de vulnerabilidade. Realizado em parceria com os municípios a AGEHAB – Agência Estadual de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul – será responsável por subsidiar a construção da fundação de uma residência até o contra piso, fossa séptica e o sumidouro, que será a primeira fase da construção e terá um prazo de seis meses para a implantação.
Já o Município parceiro será responsável pela doação do terreno regularizado perante o cartório, com o devido licenciamento ambiental, dotado de infraestrutura básica com água, energia, arruamento e iluminação pública. A prefeitura também irá prestar assistência técnica ao selecionado, a qual consistirá em acompanhar a execução da 2ª etapa da obra, por intermédio de, no mínimo, um profissional responsável técnico pela execução da obra e de um mestre de obra, para orientar a autoconstrução.
As famílias deverão se inscrever no Sistema Online de Inscrição da AGEHAB (Clique Aqui), e, após a seleção, os beneficiários receberão o material para construção, tendo que concluir a 1ª e 2ª fase em seis meses. E, somente com a conclusão da construção da moradia, que a mesma poderá ser habitada. (Com informações do Governo do Estado).