Região Norte poderá ter dois pré-candidatos a presidência da Assomasul

Dois nomes de peso da política regional poderão disputar o cargo de presidente da Assomassul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) no início do próximo ano.

O prefeito de Coxim Aluizio São José (PSB) e o prefeito de Figueirão Rogério Rosalin (PSDB), anunciaram interesse em disputar a vaga. Os prefeitos já estão trabalhando na articulação e formação de uma chapa com o objetivo de assumir a presidência da instituição, além dos demais cargos da diretoria e o Conselho Fiscal.

Além de Aluizio e Rogério, outros dois nomes também demonstraram interesse em concorrer a vaga, o prefeito de Jateí, Eraldo Jorge Leite (PSB) e o prefeito de Bataguassu, Pedro Caravina (PSDB).

Apesar de teoricamente ser restrita aos prefeitos, a campanha em torno do comando da Assomasul sempre envolve nos bastidores os principais líderes políticos do Estado pela importância da entidade no contexto estadual e nacional.

Além de dar visibilidade política a seus dirigentes, a Assomasul tem trânsito livre entre os principais órgãos governamentais, incluindo os governos estadual e federal, Assembleia Legislativa e o Congresso Nacional, o que lhe dá um forte poder de negociação institucional em torno de mais recursos para os municípios.

Dentro da estrutura da entidade, além da Central de Projetos, a Assomasul dispõe de um escritório de representação em Brasília para auxiliar os prefeitos na busca de suas demandas nos ministérios e no Congresso Nacional.

Coxim agora