Administração Pública 2.0 – Rosalin moderniza estrutura organizacional e aplica novos conceitos em gestão
Figueirão, o município que tem a menor arrecadação de Mato Grosso do Sul, se tornará em breve referência em gestão pública. Com esta garantia o prefeito, Rogério Rosalin (PSDB), justifica os novos secretários e metodologias que serão adotadas a partir de 1º de janeiro do ano que vem. Apostando na inovação, o MBA em Gestão de Pessoas, Paulo Roberto Salomão, desenhou um novo perfil para a Prefeitura de acordo com os anseios de Rosalin, por considerarem o antigo formato como uma ‘estrutura organizacional obsoleta e ultrapassada e rígida às mudanças’.
Juntamente com o vice-prefeito eleito, Fernando Barbosa Martins, basearam-se na capacidade técnica para montar o novo secretariado. Mas o que pesa nas escolhas, de acordo com o prefeito, é a capacidade de inovar. “Com a inserção deste novo formato pretendemos otimizar as estruturas existentes nas secretarias e setores da administração, reduzindo os níveis hierárquicos, para que a tomada de decisão esteja mais próxima do cidadão. Vamos promover inovações na gestão, tanto no âmbito administrativo como tecnológico, buscando aprimorar a qualidade dos serviços prestados”, pontua o prefeito.
Novos Secretários
A Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento será liderada por Kênede Barbosa de Amorim;
a pasta da saúde fica a cargo de Fernando Nogueira Barbosa;
Educação, Cultura, Esporte e Turismo, com Danilo Oliveira Barbosa.
A Infraestrutura, Agronegócio e Meio Ambiente tornou-se uma só secretaria, que terá Fábio Luis Fabrin à frente, em sua pasta, que ainda, terá o departamento destinado ao empreendedorismo.
A Assistência Social é única pasta que ainda está com definição pendente, mas com nomes já sendo trabalhados e divulgação prevista para primeira semana de dezembro.
Segundo Salomão a partir de 2017 quatro pilares vão guiar a gestão na Prefeitura de Figueirão. “O primeiro são as pessoas, que serão capacitadas, motivadas e proativas; o segundo pilar é o ambiente, adequado e bem ajustado; o terceiro é composto pelos processos, vamos mapear, corrigir e controlar. E por último, mas não menos importante, as tecnologias, para que atendam a demanda do município com muito controle”, enfatiza ele, funcionário de carreira da prefeitura, responsável pelas modificações e dirigente da Gerência de Recursos Humanos.
Uma das maiores modificações foi na estrutura da organização. Paulo Roberto Salomão criou o Núcleo de Gestão Estratégica composto pelas gerências de recursos humanos, jurídico, controladoria interna / ouvidoria, licitações, contratos e compras e arrecadação, fiscalização e tributos. Estas gerências exercerão a função de staff, com apoio direto às secretarias, assessorando-as nas principais dificuldades encontradas e estarão ligados diretamente ao gabinete. E terão como líderes os próprios funcionários concursados da prefeitura, com a finalidade de valorizar os servidores locais, em vez da contratação de diversas assessorias.
Entre os servidores concursados que passam a liderar o Núcleo de Gestão Estratégica, está o Wildon Alves Evangelista, novo Chefe de Gabinete a partir de janeiro. “Com todo seu know-how, conseguimos a implantação de sistemas mais eficientes e que atingissem as demandas do município. Antes, tínhamos um sistema precário de tecnologia da informação, hoje, usufruímos de tecnologias avançadas e efetivas. Porém, estamos focados na melhoria contínua, e em breve apresentaremos um novo sistema que servirá de modelo para outros municípios”, justifica o vice-prefeito eleito, Fernando Martins.
Vice-prefeito eleito afirma prezar por inovação e eficiência
Todas as mudanças, de acordo com Rosalin, tem por objetivo fundamental aprimorar a qualidade de atendimento ao cidadão, levando em consideração critérios de austeridade, racionalidade, eficiência e transparência administrativa.
O novo modelo de gestão foi inspirado na Administração pública gerencial, construída sobre bases que consideram o Estado uma grande empresa em que os serviços são destinados aos seus clientes, no caso, os cidadãos. “Nosso compromisso é com o respeito ao dinheiro público, utilizando-o da melhor forma possível, em investimentos que tragam benefícios a toda comunidade de Figueirão”, ressalta Rosalin.
“Já neste ano começa a ser implantada a gestão por competências, colocando pessoas certas no lugar certo, tendo como objetivo o melhor nível de motivação e produtividade dos servidores”, esclarece o dirigente da Gerência de Recursos Humanos. “Ainda, como forma de motivação, está em desenvolvimento a Gratificação por Produtividade, esse sistema permitira a mensuração das metas cumpridas, e, consequentemente, a bonificação para quem as alcança-las”, finaliza Salomão.
Fotos: Assessoria de Comunicação