Prefeito Ivan e empresários reuniram com diretoria da Energisa em cobraram melhorias para o municipio
Na manhã desta quarta-feira, 24, na sede da Concessionária Energisa em Campo Grande (MS), o prefeito Ivan da Cruz Pereira (XIXI/PMDB), acompanhado de uma comitiva formada por vereadores, diretoria da Copper e empresários, se reuniu com o assessor de planejamento e orçamento na Energisa de Mato Grosso do Sul, Fernando Corradi e uma equipe técnica da concessionária, onde foram expostos os problemas enfrentados pela população de Paraíso das Águas, com a frequente oscilação e falta de energia elétrica.
Ivan Xixi entregou em mãos ofícios de seu gabinete e o abaixo-assinado com aproximadamente 500 assinaturas. Os produtores rurais e também diretores e jurídico da Copper (Bela Alvorada), expuseram com exatidão os prejuízos acumulados com a qualidade de energia elétrica na região e falou da insatisfação da população quanto à qualidade da energia no município.
O produtor rural João Favoretto, comentou na reunião que a região de Bela Alvorada utiliza cerca de 60 mil hectares em plantações e que só a cooperativa Copper recebe mais de 1 milhão de sacas de grãos na colheita, o que depende de uma energia de alta qualidade para que os motores consigam processar mais de 80 toneladas de grãos. Favoretto também informou que desde que chegou na região, em meados de 1986, nunca viu melhorias e investimentos na rede elétrica da região e cobrou solução nos problemas de oscilação e a constante falta de energia, que gera prejuízos para a cooperativa e para os produtores rurais da região. “Temos uma região rica, produtiva e que não recebe a devida manutenção e reparos como deveria”, reclamou.
Dono de posto de combustível em Paraíso das Águas e que também sofre com as oscilações e falta de energia, o empresário Rosmar Tozzo, do Auto Posto Tozzo participou da reunião e comentou o prejuízo que sua empresa sofre quando ocorre queda de energia.
O ex-funcionário da então Enersul, que era responsável pelo abastecimento de energia no Estado, João Carlos Clarindo Costa (João da Enersul), que durante 20 anos trabalhou com este segmento, foi convidado a participar da reunião por possuir conhecimentos técnicos e sugeriu a concessionária Energisa, algumas possibilidades que podem resolver de vez o problema da energia elétrica na região.
Sadi Depauli, representante da OCB/MS – Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul, também participou da reunião e acompanhou o grupo nas reivindicações pela melhoria na qualidade do abastecimento de energia elétrica em Paraíso das Águas.
Fernando Corradi da Energisa ouviu as reinvindicações do grupo de Paraíso das Águas com bastante atenção e garantiu que encaminhará ao Município, uma equipe técnica para avaliar as condições das redes e do abastecimento de energia elétrica, para que seja encontrada uma solução mais breve possível. Ele também ressaltou que aproximadamente R$ 1 milhão estão sendo investidos na rede de energia elétrica entre os municípios de Paraíso das Águas e Chapadão do Sul e que a capacidade da subestação de Chapadão do Sul opera em cerca de 25% de sua capacidade total, o que demonstra que há energia suficiente para atender toda a rede e que algum outro fator pode estar contribuindo para as oscilações.
Informações do Britonews