Certificação poderá abrir portas para que o município obtenha programas e projetos voltados às crianças e adolescentes
O município de Alto Taquari (MT), após cumprir extensa agenda proposta pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), foi agraciado com uma importante certificação internacional: o Selo Unicef Município Aprovado da Amazônia Legal, edição 2013/2016 .
O prêmio será entregue na próxima sexta-feira (25/11), em Cuiabá (MT), no Palácio Paiaguás.
“Toda a nossa gestão foi pautada por uma constante preocupação com crianças e adolescentes. Fizemos o possível e o impossível para oferecer condições dignas às crianças do município. O Selo Unicef foi uma consequência do nosso trabalho. O prêmio veio para coroar e fechar com chave de ouro esta gestão”, afirmou o prefeito de Alto Taquari, Maurício Joel de Sá.
A secretária de Educação e Cultura e articuladora do Selo Unicef no município, Juliana Bellodi, destacou o trabalho realizado para a obtenção do prêmio. “Tivemos ações pontuais na Educação, Saúde e Assistência Social. Conseguimos melhorar e manter nossos índices e cumprimos rigorosamente com as etapas propostas. Este foi nosso caminho. Com o empenho dos envolvidos em cada Secretaria, estamos sendo reconhecidos por esta entidade internacional”, disse Bellodi.
A articuladora do Selo ressalta ainda que a certificação poderá abrir portas para que o município obtenha programas e projetos voltados às crianças e adolescentes. Entretanto, Bellodi reitera que a relevância da certificação está presente nos diversos benefícios gerados à comunidade.
“O Selo Unicef é, acima de tudo, um incentivo para que cada vez mais políticas públicas para crianças e adolescentes sejam implantadas. Se conseguimos o Selo, é porque atingimos os índices. Se atingimos os índices, significa que os munícipes foram beneficiados. E isso é o mais importante”, finaliza Bellodi.
Sobre o Selo Unicef
O Selo Unicef Município Aprovado é uma estratégia para promover os direitos das crianças e adolescentes. O Selo é um investimento no desenvolvimento das capacidades dos gestores municipais e dos atores locais e um investimento em uma mobilização social em favor do desenvolvimento municipal.
Os municípios da região que se inscreveram no Selo assumiram o compromisso de melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e das suas famílias, implementando e aprimorando programas e políticas de atenção à infância e adolescência. Os municípios que conseguem os maiores avanços obtêm um reconhecimento internacional: o Selo Unicef Município Aprovado.