Em assembleia, alunos da UFMS de Paranaíba decidem pela desocupação da universidade

A assembleia convocada por alunos da UFMS/Cpar (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Campus de Paranaíba, foi encerrada por volta das 21h, da noite de quinta-feira (17), com amplo placar a favor da desocupação.

A votação que estava marcada para ter início às 19h15, atrasou devido à chuva forte que caiu na tarde e começo da noite de hoje. Conforme os organizadores, a direção do Campus foi convidada, assim como os Centros Acadêmicos e os representantes do movimento “Ocupa UFMS”, que está alojado na universidade desde o último dia 15 e não compareceu à votação.

Houve o convite para que cada representante dos centros acadêmicos explanasse sua opinião a favor ou contra o movimento de ocupação. Apenas um representante usou a palavra, sendo a acadêmica do último ano de matemática, Camila Amaral, que afirmou ver o movimento de ocupação como legítimo e defendeu a continuidade da ocupação.

Na sequência, o acadêmico de Administração Lázaro Salgueiro expôs sua opinião, representando o movimento “Desocupa UFMS JÁ”. Contrário à ocupação, o acadêmico afirmou que não vê legitimidade, pois não houve consulta pública e, portanto, considerou ilegítimo o movimento.  Seguindo o debate a palavra foi aberta ao público que em sua maioria afirmou ser contra a ocupação.

Após o debate dos presentes, foi aberta a consulta pública para decidir os próximos passos. Os universitários presentes votaram de acordo com uma relação dos estudantes da universidade. Conforme a lista estavam presentes 67 pessoas aptas a votar, sendo que houve cinco abstenções, um voto em branco e 60 votos a favor da desocupação.

Os representantes do movimento de desocupação afirmaram que os próximo passo será enviar toda a documentação recolhida para o Ministério Público Federal para que as aulas possam ser retomadas o mais breve possível e  minimizar as perdas dos alunos.

Interativo MS