Estudantes ocupam UFMS de Paranaíba

Estudantes ocuparam o campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Paranaíba, onde ficam os cursos de psicologia, administração e matemática. Cerca de 40 alunos estão local desde a madrugada de terça-feira (15).

Os alunos dizem que são contra o Projeto de Emenda à Constituição (Pec) dos gastos públicos e a reforma do ensino médio, propostos pelo governo federal. Por causa da ocupação, as aulas na unidade foram suspensas.

Grupos contrários a ocupação

Logo após a ocupação, imediatamente um grupo de alunos contrário já se mobilizou para impedir que ela prospere. Conforme este grupo, denominado “Desocupa UFMS”, não houve nenhum tipo de assembleia para decidir o que fazer em relação aos protestos contra a PEC 55, que estão ocorrendo em diversos lugares do país. Assim, a ocupação teria sido arbitrária e decidida por uma pequena parcela de estudantes.

Eles colocaram cadeiras impedindo o acesso a todas as salas, com a finalidade de prejudicar a realização das aulas. O movimento contrário está se mobilizando e deverá em breve realizar assembleia com a maior parte dos universitários para que decidam por qual posição tomar frente ao acontecimento. A informação é que embora sejam tampouco contrários à PEC, a ocupação ocorreu de forma arbitrária, sem respeito à opinião dos demais acadêmicos e que estes são contra esse tipo de manifestação.

Em nota publicada na rede social Facebook, o professor do curso de Administração da UFMS, Geraldino Araújo, disse que as aulas estão suspensas enquanto houver o movimento de ocupação, entretanto Secretaria Acadêmica, Biblioteca e a Clínica Escola do curso de Psicologia permanecerão em pleno funcionamento, assim como projetos, estágios e orientações de TCC.

Ocupações em Paranaíba
Essa foi a segunda ocuapação feita por alunos em Paranaíba. Por 13 dias, estudantes tomaram a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) na cidade. Os alunos deixaram o local depois de uma decisão da Justiça.

 

G1 MS e Interativo MS – Foto- Fernando Murillo