As autoridades locais de Costa Rica realizaram uma mega operação nessa quinta-feira pela manhã, dia 10 de novembro, com o intuito de incinerar uma quantidade de drogas em Costa Rica.
Essa ação foi realizada no Laticínio Maná (antigo Cooperrica) e contou com a organização da Policia Civil de Costa Rica em parceria com a Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Policia Ambiental, Ministério Público, Vigilância Sanitária do Município e da Câmara Municipal de Vereadores. No total, foram incinerados quase 20 Kg de entorpecentes, que incluía maconha, crack, cocaína e outras substancias.
O Delegado da Policia Civil, Dr.Alexandro Mendes Araújo, disse que essas drogas correspondiam a 44 inquéritos, 16 termos circunstanciado e 1 flagrante. Relata que Costa Rica faz parte de um “corredor das drogas” que serve de passagem para que os entorpecentes cheguem a diversas cidades do estado e outros locais do Brasil. “Hoje foram 20 kg a menos de drogas nas ruas que deixam de ameaçar a comunidade e a vida dos jovens. É triste e lamentável ver tantas famílias sofrendo com o tráfico, por isso, a cada dia, nós estamos fazendo o máximo para exterminar esse mal da nossa sociedade”, disse o Dr. Alexandro. Ele garante que os trabalhos continuam e agradece a população de Costa Rica e região que denunciam os pontos de vendas, sempre pensando em uma paz única. “Continuamos a pedir a participação de todos, pois só assim as operações serão realizadas com êxito e nossas famílias poderão ficar livres desse mal”, conclui o Delegado de Policia Civil de Costa Rica.
O Ministério Público também esteve acompanhando a incineração. O Promotor de Justiça de Costa Rica, Dr. George Cássio Tiosso Abbud falou um pouco mais sobre o assunto: “Sabemos que esse é apenas o começo. Não é um trabalho definitivo. A cidade de Costa Rica está sendo um caminho para a chegada das drogas que passa para outros Estados como Goiás e Distrito federal, Mato Grosso, que vem do exterior”. Ele menciona que tem que haver uma maior fiscalização de órgãos federais para que a região fique livre dessas ocorrências. “Temos que ter uma base de apoio da Policia Federal na região para que possam combater o tráfico de drogas e assim evitar que sejam transportadas para outros lugares. Os Policias locais e o Ministério Público estão atuando com destreza mas é preciso mais”, pontua o Dr. George. Para ele, até agora só foram pego os “peixes pequenos”, por isso existe a necessidade de um apoio maior para que os grandes traficantes sejam presos.Assim como o delegado da Policia Civil, o Promotor Dr. George conclui agradecendo a população pela ajuda no combate e assegura que sempre fará o melhor para a comunidade.
As autoridades locais garantem que outras ações como essa serão realizadas durante o anos e a meta é cada vez mais combater o tráfico de drogas em Costa Rica e na região.
MS Noticias