Alunos desocupam prédio da UEMS em Paranaíba, MS, após 13 dias

Os alunos que ocupavam o campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) de Paranaíba desocuparam o prédio no início da tarde desta quarta-feira (9).

Segundo funcionários do campus, assim que o juiz expediu o mandado de reintegração de posse, os ocupantes deixaram o local, antes mesmo da chegada do oficial de justiça. As aulas no campus serão retomadas na quinta-feira (10). A unidade tem cerca de 500 estudantes.

O campus estava ocupado desde o último dia 28 de outubro. Por causa da manifestação, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado no último fim de semana foi adiado para os dias 3 e 4 de dezembro para os inscritos que iriam fazer a prova no local.

Além de Paranaíba, o campus da UEMS em Campo Grande foi ocupado na última segunda-feira (7) e os estudantes continuam no prédio, de acordo com a assessoria de imprensa. Eles protestam contra a PEC 241 – que limita os gastos públicos – e as mudanças do ensino médio.

Apenas o setor administrativo está funcionando normalmente. A biblioteca está abrindo em horário reduzido e os alunos do último ano estão tendo aulas para não atrapalhar o calendário de colação de grau. Os demais estudantes estão com as aulas suspensas.

Segundo assessoria da UEMS, alunos não causaram nenhum dano (Foto: Assessoria UEMS/Divulgação)
Segundo assessoria da UEMS, alunos não causaram nenhum dano (Foto: Assessoria UEMS/Divulgação)

Universidade federal
Os campus da Universidade Federal (UFMS) de Três Lagoas, na região leste do estado, continuam ocupados. As reivindicações são as mesmas. Nem professor e nem alunos conseguem entrar.

O campus II foi tomado no dia 2 de novembro e o campus I no dia 7 de novembro. Todos os alunos inscritos no Enem que fariam provas na UFMSx, foram concentrados no campus I.

 

G1 MS