Um homem, cuja identidade não foi divulgada, foi preso na manhã desta terça-feira, 8, durante uma operação da Polícia Civil e é apontado como um dos maiores receptadores de caminhões do Estado de Goiás. De acordo com a corporação, o suspeito mantinha desmanches de veículos em galpões em bairros de Goiânia.
Em um dos locais, foram encontradas mais de 50 carcaças e diversas peças. O material estava avaliado em aproximadamente R$ 1 milhão.
Relapsus
Segundo a polícia, a Operação batizada de Relapsus, realizada pela Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DERFRVA) em Goiânia e Trindade, é um desdobramento da Operação Guardião, deflagrada há uma semana.
A ação tem como objetivo desarticular uma quadrilha especializada em receptação de caminhões do estado. Ao todo, foram cumpridos 19 mandados judiciais, sendo um de prisão preventiva, seis conduções coercitivas e 12 de busca e apreensão, que são cumpridos nos galpões do homem preso durante a manhã. Além de residências de outros suspeitos de integrarem a organização criminosa.
A ação contou com a participação de 150 policiais civis, guardas municipais, além de agentes da Polícia Técnico-Científica. O suspeito preso era procurado há anos e era responsável por comprar caminhões usados ou batidos em leilões, colocar peças de veículos roubados e os revender usando a documentação original. O esquema provinha lucros milionários.
A operação resultou em um “baque patrimonial” no suspeito de mais de R$ 1 milhão, contando com motores roubados e veículos, que seriam facilmente revendidos em poucos dias, de acordo com a corporação.
Além disso, as investigações apontam que a quadrilha estava receptando caminhões de outros estados, o que mostra que o suspeito detido era uma referência nesse tipo de fraude. Até o momento, a polícia confirmou que três dos veículos são roubados e outros ainda seguem em apuração.
O suspeito vai responder por associação criminosa e receptação qualificada. Via DM
PlantãoJTI