PM propõe o “Mulher Segura” e a Patrulha Mirim em Chapadão do Sul

Na manhã desta terça-feira, 08 de novembro, a Sub-Tenente PM/MS, Fátima Inês Rodrigues de Brito ministrou duas palestras, no Plenário da Câmara de Vereadores de Chapadão do Sul.

A Sub-Tenente Fátima trabalha com os projetos: Mulher Segura e Patrulha Mirim, em Aquidauana (MS). O seu extenso currículo e o trabalho realizado em sua cidade lhe credenciou para palestrar às autoridades políticas, militares, judiciárias, da Prefeitura e do Ministério Público, além de líderes comunitários e a imprensa local.

Lembrou a palestrante da triste estatísticas brasileiras, que aponta uma mulher agredida a cada cinco minutos e quatro mil mortas por ano, por conta da violência doméstica. Chapadão do Sul e outras cidades podem contribuir para diminuir esses números, com o Projeto Mulher Segura.

O projeto visa a preparação da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Executivo Municipal, do Judiciário e do Ministério Público para que realizem um atendimento diferenciado, humanitário das mulheres vítimas de violência doméstica. Além de humanizar o atendimento, o projeto visa dar condições à autoridades, para que ele seja implantado e conduzido.

A participação da sociedade civil é importante nesse processo, diz a Sub-Tenente Fátima. Ela deve cobrar, incentivar e colaborar com a implantação do CRAM, Centro de Referência e Atendimento à Mulher e da Delegacia Especializada da Mulher.

Segundo a Promotora, Drª. Fernanda Proença Azambuja, presente no evento, já existe na cidade, o Projeto Paralelas e a implantação do CRAM e da Delegacia Especializada da Mulher viria a fortalecer o trabalho de combate à violência contra a mulher.

Patrulha Mirim

Lembrou a palestrante que a participação da sociedade, para implantação da Patrulha Mirim igualmente é importante, pois vai depender da colaboração do Conselho Municipal de Segurança, da Prefeitura e apoio de todos.

A Patrulha Mirim vem para combater o descaso com as crianças e jovens, o abandono, a vulnerabilidade, abrindo novos horizontes, resgatando a cidadania. Por isso o projeto é voltado exclusivamente para crianças que estão no perfil da vulnerabilidade.

Foi apresentado exemplos de jovens que frequentaram a Patrulha Mirim, na região de Aquidauana e agora são jovens conscientes da sua cidadania, frequentadores de faculdades e cursos profissionalizantes.

“Para ser instrutor da Patrulha Mirim, o policial não necessita de treinamento especial, basta ter habilidade com criança e aplicar o sistema rígido de disciplina conhecido no meio militar”, disse a palestrante.

Segundo o Comandante da CPA2, Tenente Coronel Adão Rosa dos Santos e o Comandante da 4ª CIPM de Chapadão do Sul, Tenente Coronel Marcos do Nascimento Silva, os projetos apresentados, se implantados, reforçam o trabalho social e de prevenção à criminalidade em Chapadão do Sul.

O Juiz da 2ª Vara, Dr. Anderson Royer esteve presente no plenário, durante as palestras, parabenizou as autoridades policiais pela iniciativa e disse que o judiciário é parceiro nos dois projetos, para que a violência contra a mulher seja diminuída e que se contribua para dar oportunidade às crianças vulneráveis.

Estavam no plenário, os vereadores eleitos, professores, secretários municipais, e o futuro secretário de educação, Guerino Perius.

autoridades-e-publico-em-geral-nas-pelestras
Autoridades e público em geral foram atraídos pela proposta do Mulher Segura e Patrulha Mirim (Foto Nobertino)

Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli)