Governo lança Plano de Compras, com 40 milhões de itens, para aumentar participação das empresas sul-mato-grossenses

Com objetivo de fortalecer a participação dos empresários do Estado nos processos licitatórios da administração, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Administração e Desburocratização, lançou ontem (07), durante a solenidade de abertura da Rota do Desenvolvimento, o Plano Estadual de Compras Governamentais 2017, o ComprasGov.

Resultado de uma iniciativa inédita da atual gestão, o planejamento de tudo que o Governo pretende comprar em 2017, permite que as empresas, sejam grandes, médias, pequenas ou micros tenham tempo suficiente na preparação para participar dos processos licitatórios. A ferramenta já apresentada em 2015, desta vez vem elaborada de forma mais enxuta o que vai garantir uma melhor utilização dos recursos públicos. “Ano passado apresentamos o plano de forma macro, com a solicitação das demandas de materiais e serviços solicitados por todos os órgãos. Esse ano o trabalho passou por um filtro mais técnico, uma projeção real do que efetivamente será adquirido pela administração”, relata o secretário interino de Administração e Desburocratização, Édio de Souza Viégas.

Além de permitir uma maior eficiência do gasto público por meio da economia de escala e gerar qualidade  na compra pelo estímulo à competitividade, a ferramenta vai garantir produtividade máxima dos recursos aplicados para obtenção de menor custo unitário com maior benefício possível.

Na lista de produtos que incluem mais de 40 milhões de unidades de itens, constam desde uniformes escolares, medicamentos, canetas, copos descartáveis, armamentos e munições, mobiliário, passagens aéreas, combustível, material didático até veículos e equipamentos de aviação. Resultado de um trabalho de gestão estratégica da SAD, a ferramenta está disponível através do site da central de compras (www.centraldecompras.ms.gov.br) em três versões: por famílias de compras, ordem alfabética de produtos ou por órgão licitante.

Para o titular da SAD, Édio Viégas além de incentivar o crescimento sustentável fomentando a economia local, a medida vem cumprindo seu principal papel que é desburocratizar as compras governamentais, antecipando as informações para que os empresários sul-mato-grossenses. “É uma ação que permite o reflexo direto em nossa economia. Quando o Governo compra do empresariado local, estimula o empreendedorismo, aquece a economia, gera emprego e renda para a população e incrementa a arrecadação”, finaliza.

Rejane Monteiro, da Assessoria de Comunicação da SAD

Foto: David Majella.