Policia Militar convida a população para palestra de implantação dos projetos “Patrulha Mirim” e “ Mulher Segura” em Chapadão do Sul

A 4ª Companhia Independe da Policia Militar convida a população de Chapadão do Sul para uma palestra que será realizada na próxima terça-feira (08), no auditório da Câmara Municipal, para apresentação do Projeto “Patrulha Mirim “e “Mulher Segura”, a palestra será ministrada pela Sub Tenente Fátima Inês Rodrigues de Brito, coordenadora do projeto na região de Aquidauana.

Patrulha Mirim

O Projeto Patrulha Mirim é um projeto que já se encontra em funcionamento em algumas unidades da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul voltado para criança e adolescente entre as idades de 10 a 16 anos, A Patrulha Mirim é um programa de ação social participativa, cujo maior objetivo é integrar a sociedade e a Polícia Militar de MS, aproximando os jovens e suas famílias, valorizando e difundindo a cultura da paz, o esporte e o lazer. O projeto tem por objetivo proporcionar aos jovens uma oportunidade de contato com várias áreas do conhecimento, através de lições e instruções que são repassadas utilizando-se da disciplina militar, buscando com isso, afastar esses jovens de oportunidades negativas ao seu desenvolvimento pessoal. Tem como finalidade abrir novos horizontes à criança e ao adolescente, resgatando a cidadania, a dignidade humana, a valorização da família, o civismo, encorajando e estimulando-os para a vida harmoniosa em sociedade. Outra premissa é o estimulo à frequência e permanência na escola, bem como seu rendimento escolar.

Os integrantes da Patrulha Mirim são instruídos a ficarem longe das drogas e da violência através de aulas e palestras sobre o tema. Também aprendem noções de civismo.

Esse projeto já existe desde 2008 em Aquidauana e já formaram mais de mil crianças e adolescentes, onde 80% dos alunos estão cursando ou já concluíram o ensino superior.

Mulher Segura

O Projeto Mulher Segura é uma parceria da Policia Militar e o Ministério Público, prevenção e atenção as mulheres que sofrem violência doméstica no município. O Projeto oferece visa aprimorar o atendimento e incentivar a prevenção à violência doméstica contra mulheres, através do fortalecimento das redes de proteção.

Em Chapadão do Sul a um grande número de vítimas de violência doméstica, com esse grande número a Policia Militar e Ministério Público, estuda a implantação do CRAM (Centro de Referência em Atendimento à Mulher) em Chapadão do Sul.

 

O Correio News com informações PM-MS