A Rede Feminina de Combate ao Câncer, aderiu à campanha caminhada “Passos que Salvam”, do Hospital do Câncer de Barretos, que será realizada a nível nacional no dia 27 de novembro.
Juntamente com a RFCC, a Cruz Vermelha e a APAE, também aderiram ao projeto e juntos, estarão realizando a caminha no município.
Em Chapadão do Sul, a caminhada terá início às 08hs00, em frente à sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer, localizada na avenida Goiás, em frente a escola municipal, com destino a Praça de Eventos.
KITS
Também, já estão disponíveis na sede os Kits da campanha. O valor do Kit d de R$ 30,00. Há disponibilidade para todos os tamanhos.
Objetivo
Toda grande caminhada, começa com um simples passo”. A frase foi dita por Buda há muitos anos, mas mostra a importância de como pequenos atos podem ajudar as pessoas. Isso também remete à caminhada “Passos que Salvam”, coordenada pelo Hospital de Câncer de Barretos, que acontece simultaneamente em centenas de cidades do Brasil. O projeto tem o objetivo de esclarecer, conscientizar e despertar a atenção das pessoas para os primeiros sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.
Muitas crianças e adolescentes chegam à instituição com a doença em estágio avançado. Isso pode acontecer devido à desinformação dos pais, o medo do diagnóstico e a desinformação dos médicos. Muitas vezes, o câncer infantojuvenil pode ser confundido com sintomas de enfermidades comuns na infância e adolescência, como dores de crescimento.
O sucesso do tratamento depende da habilidade em detectar a doença. O índice de cura alcançado atualmente no Brasil é de somente 55%, pouco se comparado aos níveis dos Estados Unidos, que chegam a 95%.
É importante ressaltar que todos os municípios devem realizar a caminhada no mesmo dia e horário.
A data escolhida é um domingo, o mais próximo do dia 27 de novembro, que é o “Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil”.