Familiares e convidados participaram na noite de sábado, 29 de outubro de 2016, da 1ª Formatura de Cabo do Projeto Florestinha de Costa Rica – MS que aconteceu no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.
Para o prefeito Waldeli dos Santos Rosa o projeto é de fundamental importância para a formação das crianças e adolescentes do Município, haja vista que por meio dele há um compromisso e conscientização para com a questão ambiental. “Parabenizo aos coordenadores do Projeto pelo empenho e dedicação com os participantes do projeto. Agradeço imensamente aos pais que ajudam e são envolvidos nos projetos sociais. Tenho certeza de que estamos fazendo a nossa tarefa de casa e lançando sementes que darão bons frutos no futuro”, ressalta.
O comandante da PMA – Polícia Militar Ambiental – subtenente Marcilio Dias de Oliveira, enfatiza que o projeto tem por objetivo tirar as crianças das ruas, dando-lhes a chance de ter uma profissão e ensinando-lhes a serem cidadãos com sensibilidade ambiental. “Só por meio da Educação Ambiental com crianças e adolescentes, é que as infrações e crimes ambientais diminuirão. Vocês florestinhas são nossos orgulhos e por isso temos feito o melhor para que cada um conquiste o seu espaço em uma sociedade justa e fraterna, nunca olhando para os vícios que o mundo oferece”, declara.
Chafick Fair Luedy, gerente de Pessoas e Administração da Odebrecht Polo Costa Rica, disse se sentir honrado por fazer parte desse momento tão importante para as crianças, adolescentes e suas famílias.
Dentre os presentes, estava a secretária de Assistência Social Luana Oliveira, a coordenara do CRAS, Mirian Ribeiro, a facilitadora e relatora do Programa Energia Social, Eliane Martins, o coordenador de Pessoas e Organizações da Odebrecht José Wendel Soares da Silva, o comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Costa Rica Tenente Esteban Palácios e o subsecretário de Transportes, Urbanização e Obras Públicas Aparecido Lacerda “Pavão.
Projeto
Atualmente o Projeto Florestinha em Costa Rica atende 60 crianças com idade entre 07 e 14 anos, dividas em turmas do Matutino e Vespertino. Para participar do Projeto as crianças e adolescentes precisam estar matriculadas em alguma escola, ter frequência escolar superior a 75% do ano letivo e preferencialmente estarem inseridas no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do CRAS.
O Florestinha é oferecido pela PMA/MS com apoio do Governo Municipal e da Odebrecht Agroindustrial através do Programa Energia Social para a Sustentabilidade Local.