Com grande participação popular, arrastão retira 50 caminhões de possíveis focos do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika

O Governo Municipal por meio da Secretaria de Saúde de Costa Rica – MS e Departamento de Vigilância em Saúde e Controle de Vetores iniciaram no último dia 04 de outubro de 2016, em todos os bairros da cidade e distrito da Lage, o Arrastão de Limpeza no Combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

Após 14 dias úteis de intenso trabalho, o arrastão foi finalizado com a retirada de 50 caminhões de lixo, ou seja, possíveis criadouros do Aedes Aegypti. “A população tem entendido que somente com a participação de todos é que podemos vencer essa guerra contra o mosquito. No ano passado o arrastão retirou 60 caminhões e esse ano retiramos 50, essa redução mostra o comprometimento dos moradores, cada um fazendo a sua parte cuidando de seu quintal”, enfatiza o prefeito Waldeli dos Santos Rosa que agradece a população costarriquense pela colaboração no trabalho realizado.

A secretária Municipal de Saúde Adriana Tobal, por sua vesz, agradeceu pela receptividade que os agentes de combate a endemias tiveram, e ressalta que o objetivo do arrastão é manter o índice de infestação do Aedes Aegypti abaixo de 1% e com isso diminuir o risco de epidemias de dengue, chikungunya e zika vírus.

Conforme o coordenador do Controle de Vetores, Geandro dos Santos Almeida, durante o arrastão alguns moradores foram notificados, devido ao grande acúmulo de lixo em seus quintais. “Fiquem atentos, todos os proprietários que forem reincidentes serão multados de acordo com a Lei Municipal N° 1.232, de 08 de maio de 2015, e encaminhados ao Ministério Público Estadual”.

Fonte: https://goo.gl/s2ieBR
Foto: Igor Santana – ASSECOM/PMCR