Sucuri morta no rio Sucuriú deixa pescadores assustados

A sucuri deve medir mais de 4 metros e estava enroscada nas galhadas às margens do rio Sucuriú em Paraíso das Águas.

Um pescador registrou uma sucuri morta no rio Sucuriú em Paraíso das Águas. A serpente aquática estava enroscada em uma galhada às margens do rio e deve medir acima dos 4 metros.

O tamanho da cobra deixou os pescadores assustados. A imagem para quem passa pelo local causa espanto. Uma sucuri pode ultrapassar os 10 metros e o rio Sucuriú é berço deste tipo de serpentes.

A Sucuri, que também recebe o nome de anaconda é um dos animais mais temidos no mundo e no rio Sucuriú, que o próprio nome já diz, possui inumeras delas. Várias serpentes já foram avistadas neste rio.

Diferente de várias espécies, a sucuri não possui veneno, mas pode esmagar e engolir uma pessoa facilmente, até um boi pode servir de aperitivo para uma cobra deste tamanho.

Existem quatro espécies de sucuri, todas pertencentes à Família Boidae e gêneroEunectes. Essas espécies não possuem veneno e matam suas presas por constrição, ou seja, enrolam-se na vítima e exercem uma grande pressão que provoca asfixia. As sucuris vivem grande parte do tempo na água de rios e lagos (hábito semiaquático) e alimentam-se dos mais variados tipos de animais, tais como peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Essas serpentes são mais ágeis quando estão na água, sendo assim, quando fogem de algum perigo, procuram imediatamente voltar para esse local. Estima-se que uma sucuri fique em média dez minutos submersa sem precisar de ir até a superfície.

As sucuris são répteis vivíparos e produzem cerca de 20 a 40 filhotes por gestação. Os filhotes nascem na água e não existe cuidado parental, ou seja, as mães não cuidam dos filhos. Dependendo da espécie de sucuri, a gestação pode durar seis meses.

2

3_1

Fonte: Brito News Fotos: Jonas Gurkevics