Na noite desta sexta-feira, 21 de outubro ocorreu uma rebelião de presos da Delegacia de Polícia de Chapadão do Sul.
No local estão detidos 19 homens, um menor de idade e uma mulher. Eles quebraram as beliches de concreto e com as pedras arrombaram a tela de proteção das celas, tentaram quebrar os cadeados das portas e atiraram nos policiais que se aproximavam.
A Polícia Militar, sob o comando do Capitão Renato Souza entraram em ação com a equipe do COB, patrulheiros de serviço, reforço daqueles que estavam de folga e do NOTII. No total foram 10 miliares e cinco policiais civis que agiram por mais de duas horas e meia, para conter os presos rebelados, passando por momentos tensos.
Após quebrar as beliches os presos atiravam grandes pedras de concreto em quem se aproximava ao corredor de acesso às celas. Os policiais utilizaram duas tampas de caput de carro como escudo, spray de pimenta e várias bombas de efeito moral, para controlar os rebelados.
Segundo os policiais civis de plantão, a rebelião começou com um homem que foi preso naquele dia, identificado como, Cristiano Paulo Costa (26) . Costa veio de Minas Gerais para Chapadão do Sul e também destruiu o portão Casa de Apoio Mão Amiga/Associação Ebenezer depois de ter o pernoite negado devido ao comportamento estava alterado.
Segundo fontes um dos cadeados chegou a ser arrancados com o impacto dos presos contra a porta. Cristiano Paulo Costa disse que iria voltar e matar o atendente da casa de passagem. Antes de ser preso, destruir o portão e a delegacia ele intimidava pessoas nas ruas se apresentando como “perigoso e violento” para extorquir dinheiro. Disse que tem muitos crimes nas costas sempre com o intuito de descolar uma grana.
Durante a rebelião os policiais conseguiram isolar aquele que começou a rebelião e uma mulher. Eles foram colocados em camburões e só depois houve controle da situação.
Esta foi a primeira rebelião que os policiais enfrentam no novo prédio da Delegacia, inaugurado em setembro deste ano. NÂO ouve fugas.
Fonte: Jovemsulnews