Delegado completa um ano em Costa Rica e apresenta balanço dos trabalhos realizados

No dia 14 de setembro de 2015 chegava em Costa Rica o novo delegado, Alexandro Mendes de Araujo, com ideais novos, com um novo perfil de trabalho, e completa um ano à frente de Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica, exercendo o papel de delegado titular do município.

Nesta segunda-feira (17) na condição de servidor público foi até a Câmara de Vereadores de Costa Rica, prestar conta dos trabalhos realizados como espaço mais adequado a prestação de contas em relação ao período em que esteve à frente da Unidade de Polícia Judiciária local.

Durante seu pronunciamento, o Delegado Alexandro, considerou que no curso desse período de um ano surgiram alguns eventos que incrementaram a sensação de insegurança e de impunidade que assola todo o Brasil e não apenas a cidade de Costa Rica/MS, como por exemplo a presente crise político-econômica. Além disso, a Delegacia experimentou uma severa redução de efetivo: perdeu três investigadores e uma escrivã de polícia.

Tal cenário tornou sobremaneira desafiadora a gestão da Unidade, exigindo um esforço extra para manter os bons resultados da Polícia Civil de Costa Rica. Nesta esteira, fez-se necessária a adoção de várias ações, dentre elas: a instalação do SIG, Setor de Investigações Gerais, que é um departamento a quem compete a apuração de todas ocorrências sem autoria definida; a manutenção da operação GTO e extensão de seu raio de ação às vias urbanas de Costa Rica, com o objetivo de inibir e reprimir a prática de delitos rurais e urbanos; operação limpa pátio, cujo objetivo é a devida destinação de objetos apreendidos, sobretudo os veículos.

Apesar dos desafios, as ações adotadas, o empenho e a constante busca por servir e proteger foram refletidas em números. Neste sentido, no período de 01 de setembro de 2015 a 31 de agosto de 2016 foram registradas 2428 ocorrências policiais; foram instaurados 482 inquéritos policiais, dos quais 202 foram por Auto de Prisão em Flagrante Delito; 366 inquéritos policiais foram concluídos e remetidos ao Poder Judiciário para providências; foram instaurados 271 TCO’s, dos quais já foram concluídos 229; foram instaurados 88 AINF’s, dos quais já estão concluídos 57, 100 Mandados de Prisão foram cumpridos; 73 crimes de furtos/roubos tiveram autoria determinada; 14 dos 22 veículos furtados/roubados foram recuperados; R$89.648,00 foram recolhidos aos cofres públicos, a título de pagamento de fianças.

Ainda há muito a ser feito e melhorado, mas os números produzidos pelas Delegacia de Costa Rica, em conjunto com as demais forças que compõe a Segurança Pública no Município, são satisfatórios e compatíveis com a realidade atual.

Segundo o Delegado Alexandro Mendes de Araújo, os resultados observados nos últimos doze meses, revelam que as Forças de Segurança do Município estão sobremaneira atuantes e correspondendo ao que a comunidade espera. Ele ainda aproveitou a oportunidade para fazer agradecimentos: “Agradeço primeiramente a Deus e minha família pelo companheirismo. Eles estão sempre comigo; agradeço aos homens e mulheres que compõe o capital humano da Delegacia de Polícia de Costa Rica pelo empenho e dedicação no serviço, sempre buscando alcançar o máximo com o mínimo possível; às Forças de Segurança, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros Militar por somar esforços conosco na árdua tarefa de servir e proteger; ao Conselho de Segurança Municipal pelas relevantes ações no seguimento da segurança pública local; ao Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e OAB pelo fundamental apoio institucional; ao Poder Executivo Municipal e Estadual pelo importante amparo que oferece a todas as Forças que compõe a Segurança Pública em Costa Rica; ao Poder Legislativo pela parceria e preocupação com a Segurança Pública local; à imprensa por estar ao lado da Polícia Civil levando informações e prestando contas a toda comunidade; de forma especial, quero agradecer à comunidade de Costa Rica pela confiança depositada e pelo reconhecimento à nossa forma de trabalhar”.

O Delegado disse ainda: “A todos os citados o nosso muito obrigado!!! Os resultados positivos obtidos nesse primeiro ano de nossa gestão na Delegacia de Polícia de Costa Rica se devem ao envolvimento e participação de cada cidadão, de cada instituição, de cada servidor. Juntos somos mais!! Podemos mais!! Sozinho, o trabalho do Delegado, da Polícia Civil, ou das demais Forças de Segurança é inócuo. Precisamos do engajamento de todos!!!”

Finalizou dizendo: “É nosso compromisso servir e proteger os cidadãos costarriquenses bem como todos os demais que queiram aqui fazer turismo, investir, trabalhar e fixar morada. Contamos com o apoio de todos para a continuidade de nosso trabalho. Obrigado!!”.

Qualquer informação de interesse da justiça pode ser comunicada através dos seguintes números: (67) 32471301 e (67) 99671-4610”.

img_5098

Foto: mad

eucontotudo