Temporal derruba postes, destelha casas e mata 26 cabeças de gado

Um temporal com ventos fortes que atingiu Amambai, distante 360 km de Campo Grande, na tarde de ontem (12), derrubou quatro postes de energia, destelhou casas e matou 26 cabeças de gado. O estrago maior foi na zona rural do município.

Conforme informações do site A Gazeta News, cabos de sustentação da rede de alta tensão que liga Amambai a região da saída para Ponta Porã se romperam duas vezes seguidas, provocando dois blecautes na cidade, que ficou mais de uma hora sem energia.

temporal-amambai
Em uma das fazendas atingidas 26 cabeças de gado morreram eletrocutadas após fios da rede de alta tensão cair sobre a cerca de arame, segundo o produtor rural. (Fotos: Divulgação)

Na região conhecida por Kurussuambá, na rodovia MS-156 que liga Amambai a Tacuru, os danos foram ainda maiores, já que pelo menos quatro postes de sustentação de uma rede elétrica trifásica que fornece energia à uma pedreira da região caíram com a força dos ventos.

Os fios energizados caíram sobre a cerca de arame de uma propriedade rural, matando 26 cabeças de gado entre touros, vacas enxertadas, bezerros e novilhas.

O proprietário da fazenda, Jorge Berlitz, alegou que os animais foram apenas parte do prejuízo provocado pelo temporal, já que na além da morte do gado, os ventos fortes arrancaram a cobertura de casas, barracão e do mangueiro de manejo de gado. Segundo ele, o prejuízo passa de R$ 80 mil.

Apesar dos danos materiais provocados pelo vendaval não à registro sobre pessoas feridas em decorrência do temporal, que além do vento foi seguido de chuva.

Campo Grande News