Costa Rica inicia Arrastão de Limpeza no Combate ao Aedes Aegypti e equipe de vetores convoca população para participar
O Governo Municipal por meio da Secretaria de Saúde de Costa Ria – MS iniciou na terça-feira, 04 de outubro de 2016, o Arrastão de Limpeza no Combate ao mosquito Aedes Aegypti em todos os bairros da cidade e distrito da Lage.
O arrastão está sendo realizado pelo Departamento de Vigilância em Saúde por meio da equipe de Controle de Vetores.
A abertura oficial do arrastão foi realiza durante a sessão ordinária, na Câmara de Vereadores, e contou com a participação do prefeito Waldeli dos Santos Rosa, da secretária Municipal de Saúde Adriana Tobal, do coordenador de Controle de Vetores Geandro Almeida e da equipe de vetores.
“Quero agradecer aos costarriquenses que plantaram e cuidaram das sementes de Crotalária, pois ajudou a diminuir os índices de dengue em Costa Rica. Mas ainda temos que continuar com a prevenção e cuidados. Durante o arrastão nossa equipe estará entrando em todas as residências da cidade e as que forem notificadas será dado conhecimento ao Ministério Público Estadual”, alerta o prefeito.
A gestora Adriana Tobal explica que o arrastão auxilia em grande parte para o controle do mosquito na cidade. Ela coloca a Secretaria de Saúde à disposição para qualquer orientação. “Pedimos a toda população para que deixe os agentes entrarem nas casas e terrenos. Precisamos recolher todo material que tenha acúmulo de água para que o mosquito não se prolifere. Desde junho não temos nenhum caso notificado e isso é graças à ajuda que a população costarriquense nos tem dado”.
Conforme o coordenador Geandro Almeida, o arrastão que conta com caminhões e 40 pessoas preparadas visa interromper a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e eliminar possíveis criadouros do inseto. “No ano de 2015 recolhemos 60 caminhões de lixo e esse ano esperemos recolher menos. Durante o arrastão, moradores que estiverem com grande acúmulo de lixo em seus quintais serão notificados de acordo com a Lei Municipal Nº 1.232 de 08 de maio de 2015”, enfatiza.
Denúncias de locais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito Aedes Aegypti podem ser feitas através do telefone (67) 3247 7017.