Outubro é o mês de conscientização e combate do câncer de mama. O movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.
Em Costa Rica – MS a Secretaria Municipal de Saúde lançou nesta terça-feira (04), a Campanha Outubro Rosa que seguirá até o dia 31 de outubro onde serão realizadas coletas de preventivos, exames clínicos das mamas e será oferecida palestra sobre o tema nas unidades de saúde.
O lançamento foi realizado no auditório da SEMED – Secretaria Municipal de Educação – e contou com a presença do prefeito Waldeli dos Santos Rosa, da secretária de Saúde Adriana Tobal, da coordenadora de Atenção Básica Daiane de Souza Pupin, além de profissionais da saúde e agentes comunitários de saúde.
“Costa Rica realiza um trabalho preventivo para orientar as mulheres sobre a maneira correta de se prevenirem, não apenas no mês de outubro quando é realizada a Campanha Outubro Rosa, mas durante todo o ano”, enfatiza o prefeito Waldeli.
Conforme a secretária Adriana Tobal, o intuito da campanha é conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. “No ano de 2006 um avião da empresa Gol se chocou no ar com um jato e caiu numa região de mata fechada em Mato Grosso matando 154 pessoas. No Brasil é um avião desse cheio de mulheres que morrem por semana vítimas do Câncer de Mama. São mais de 9 mil mulheres por ano”, exemplifica.
Para atingir o maior número de mulheres durante a campanha, principalmente as que trabalham durante todo o dia, todas as ESFs – Estratégia de Saúde da Família – estarão abertas nos 19 e 26 no período noturno das 18h às 21h para receber as pacientes.
“Todas as mulheres que coletarem o preventivo durante a campanha vão ganhar um copo personalizado e irão concorrer a um brinde recebido por cada unidade de saúde do Município”, finaliza a coordenadora de Atenção Básica.
Histórico
O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações.
O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares do mundo.
Assecom