Acompanhado de bom Chimarrão, João Carlos concedeu entrevista ao nosso site e falou das suas perspectivas com relação a sua administração que se iniciara em 2017. Inicialmente, fez um breve relato sobre a atual campanha dos acertos e erros. Segundo o candidato, o seu maior trunfo, foi que esse ano não ouve erros, em comparação a eleição passada. Apesar do pouco recurso, soube enfrentar o poderio dos seus adversários, da formação dos grandes grupos econômicos que se formaram, das pressões feitas por eles, principalmente sobre os comércios, onde eles são clientes e gente com poucos recursos, usamos das pessoas, dos voluntários, da união dos partidos políticos, das visitas de porta em porta e principalmente, pelo fato apresentarmos uma proposta melhor que nossos adversários, onde a população acatou e nos deu a vitória.
Quando perguntamos sobre como é administrar um município, com um orçamento deixado por outra administração e também sobre os comentários que o município está numa situação difícil, que não há grandes possibilidades de pegar o carro sem combustível e até mesmo com dividas, Krug afirmou que a Lei de responsabilidade fiscal é vigente e ele acredita que o atual prefeito tem até dezembro, para resolver as questões administrativas, já que é obrigação de deixar as contas em dia, pagando funcionários, comércios etc. João Carlos afirmou que não existem argumentos, como é feito em alguns município do nordeste, que vivem do FPM, tendo em vista que aqui não há este tipo de argumento, para que se faça isso e é obrigação do prefeito entregar o município em dia. Se há algum comércio, empresa com vencimentos em atraso, ele deve procurar a justiça e fazer a cobrança judicialmente. Sobre o Orçamento do próximo ano, ele acredita que devido a previsão de arrecadação do ano que vem é boa, nossa intenção é já colocarmos em pratica nossas metas estabelecidas em campanha, mas, se necessário, faremos alguns ajustes, para restabelecer o crescimento do município.
Educação
Na área da educação, comentou sobre a preocupação do transporte escolar, já que há comentários do sucateamento dos ônibus. João afirmou, que se realmente for verdade a informação, ele disse que não está descartado a possibilidade de estado de emergência, onde espera ajuda do Poder Judiciário, para que seja acatada a situação de emergência, para não prejudica o aluno na sala de aula, onde pretende, através de um acompanhamento do Ministério Público, buscar soluções, até da liberação do processo de licitação, para que no dia marcado do início das aulas os alunos tenham condições seguras de serem transportada para a escola e nenhuma criança fique fora da sala de aula.
Sobre o Curso de Direito da UFMS, que está parado devido a uma ação da OAB, afirmou que ele vai em busca da solução, porque é sua meta fazer com que o curso venha ser implantado, pelo fato de que o curso vai atrair mais gente para a cidade, além de ser uma marca diferente da Universidade Federal de MS, por isso, vai buscar o apoio do Governador, dos Senadores e Deputados Federais, que são meus amigos particulares, os votos que eles tiveram aqui fomos nós que fizermos a frente e eles tem o compromisso com a nossa cidade. Posso afirmar também que iremos dar total respaldo a UFMS, para que outros cursos também venham ser implantados em Chapadão do Sul.
A nossa reportagem quis saber, se havia possibilidade de o município assumir o prédio onde está sendo construído a Escola Técnica Federal, que está em fase final de conclusão. João Carlos disse, que não, porque ele, já esteve no governo estadual, no SEBRAE, na Federação de Industria e Comércio, no SESI, procurando parceria para o seu funcionamento. Caso não seja instalado a escola Técnica Federal, vai tentar junto ao governo, a vinda da UEMS, para ser instalada no Prédio.
Sobre o déficit de salas de aulas no município, João Carlos Krug, disse que ele será suprido com a conclusão da escola estadual, que está sendo construída no Bairro Flamboyant e desta forma há possibilidade de o Estado repassar a escola Augusto Krug Neto, para o município e desta forma, seria transformado na escola Municipal Carlos Drummond.
Em Chapadão do Sul, nasce em média 280 crianças por ano, e com isso a preocupação com creches. Temos o conhecimento que Chapadão do Sul cresce muito e consequentemente a preocupação em vagas, posso dizer que vamos em busca de solução, mas, com cuidado, porque não se pode construir creche como acampamento, temos que fazer uma avaliação para ver a necessidade para atender a população. Afirmou o candidato eleito.
Saúde
Sobre a privatização da Saúde, Krug disse que a empresa contratada tem até 31 de dezembro para mostrar para o que veio, se a saúde tiver melhorando e a população estiver contente, nós vamos continuar, caso contrário vamos retomar para o município e dar continuidade, mas, quem vai decidir é a população, que também será um parâmetro básico, para que possamos buscar judicialmente o possível rompimento do contrato, porque quem decide é a população e com certeza a justiça vai dar total apoio.
Sobre o problema com os funcionários, temos a informações que há algo errado. Se realmente eles estão sendo colocados à disposição da prefeitura iremos ver quem está arcando com as despesas e se tiver algo errado providencias serão tomadas.
Segurança
João Carlos afirmou que os convênios com o Conselho Municipal de Segurança, para dar apoio ao COB, NOTII, Policia Civil e Militar vai continuar, porque é bastante benéfico, temos que ser parceiros e trazer mais segurança para população. Vamos implantar as câmeras de segurança na cidade, queremos ver se trazermos para Chapadão do Sul, O Centro do Comando da PM, que atende desde de Três Lagoas até Coxim, se conseguirmos trazer para Chapadão do Sul, ele ficar centralizado e atenderá melhor a região.
João Carlos falou também tem como meta, fazer uma parceria com a Policia Rodoviária Federal, para que seja instalado no município, mais precisamente no entroncamento da BR 060, com a MS 306, uma base da PRF, para ajudar no combate das apreensões de drogas, do roubo de carro, já que essa região é considerada um corredor deste tipo de crime.
Trânsito
Sobre as mudanças no trânsito, afirmou que já ouviu várias pessoas e, a maioria não aprovou as mudanças, principalmente os comerciantes da Avenida Dois e da Rua Brasil e outras ruas estão sendo prejudicando, onde irá resolver esse problema.
Comentou também sobre o problema da MS 306, onde afirmou que o governador Reinaldo Azambuja, já está fazendo um novo projeto, para que seja solucionado de vez o problema, melhorando a travessia de pedestre carros, motos e ciclistas.
Asfalto
Sobre o asfalto na cidade, João Carlos afirmou, que há necessidade de reconstruir o que já está danificado. Mas, deixou claro, que primeiramente é levar esse benefício as pessoas que ainda não tem e está morando há vários anos, sofrendo com a poeira e lama, mas, não deixando de dar manutenção no que já está sendo destruído com o passar do tempo. Lembrou que com o asfalto, vai movimentar muito a economia, vai gerar novos empregos, principalmente na construção civil, com novas residências e comércios.
Limpeza pública
Neste quesito, o novo prefeito, afirmou que vai ter que fazer uma análise criteriosa com essa empresa que presta esse serviço, porque a situação que ele foi informado, durante reunião com os seus funcionários, o número de pessoas é muito insuficiente e desta forma nunca será prestado serviço de qualidade e do jeito que está não tem condições. Queremos como na administração passada, ter o título de uma das cidades mais limpa do Brasil.
Lixo
Em relação ao contrato assinado pela atual administração, no valor de R$ 92 milhões, feito a longo prazo com uma empresa para gerenciar o Aterro Sanitário do Município, JCK, deixou claro, que a sua assessoria jurídica, vai analisar muito bem esse contrato, ele será verificado, a princípio ele vê um período muito longo para resolver os problemas. Na sua opinião, não pode ser feito contratos a longo prazo, comprometendo as finanças da Prefeitura. Lembrou que ele implantou o modelo simples da coleta de lixo, onde a parte de rejeito era praticamente nada e hoje se transformou praticamente tudo em rejeito, pela coleta ineficaz e ineficiente que está sendo feita.
Pretende o prefeito eleito, com a ajuda da população, voltar a fazer a separação para e resolver esse problema.
Lazer
É sem dúvida a mais reclamada pela população sul-chapadenses. Krug deixou bem claro, que na sua administração sabe que é necessário levar lazer a população, seu plano de governo voltar a ter no município a festa de carnaval, a realização de shows nas comemorações do aniversário do município, incentivar a realização de encontros culturais como foi feito em sua primeira administração, porque o povo mais carente muitas vezes não tem condições de assistir os eventos pagos. Vamos investir sim, ou sozinho ou em parceria com outras entidades, ou pessoas que desejam investir na cidade.
Obras paralisadas
Com relação as obras paradas, principalmente sobre as quadras de esportes, pista de skate, quadra poliesportiva, foi claro ao afirmar que obras paradas geram prejuízo ao município, ele espera que elas sejam concluídas, mas, há informações que algumas estão com dinheiro disponível e devido a problemas de prestação de contas ele ainda não foi liberado. Por isso, temos que por uma equipe competente na prefeitura para recuperar esses valores, resolver e concluir e esses problemas.
Apoio as entidades
Serão analisados todos os convênios feito com as entidades do município. A princípio a meta é continuar, mas, vai depender de análise da sua equipe. Não está descartado algumas alterações.
Esporte
É um setor que terá toda sua atenção. Vai receber incentivo, principalmente para os alunos nas escolinhas do município e investir em melhorias das instalações, onde são praticado as atividades esportivas.
Quanto a SERC, lembrou o prefeito eleito, que ela tem ajudado muito a divulgar o nome de Chapadão do Sul, já foi procurado pela a atual diretoria, vai se feito um estudo no que se pode investir, principalmente no convenio com a escolinha de futebol. JCK lembrou que foi no seu governo que a SERC foi campeão estadual e se isso voltar a acontecer será muito bom.
Fundação Chapadão e UFMS
A sua administração vai dar total apoio a Fundação Chapadão, vai apoiar porque é uma empresa que tem sido importante para o nosso setor agrícola e vamos ajudar no que foi possível.
UFMS é muito importante para nosso município, mas, infelizmente não está tendo o apoio que merece, nem ônibus para levar os alunos não está tendo, como nós queremos que aqui tenha mais cursos, vamos apoia-la o que foi necessário.
Moradia
Temos que agir. Vamos em busca de todo tipo de ajuda. Temos o compromisso do governador Reinaldo da Implantação do Programa Cheque Moradia para o próximo ano, além de outros programas que vai beneficiar a população de menor renda.
Nos da prefeitura, temos que encontrar uma solução, não é cabível que uma pessoa, gaste mais de 50% do seu salário, somente em moradia, e contas de água e luz. Isso, é praticamente impossível sobreviver em Chapadão do Sul, temos que dar condições para ele se tornar proprietário do seu próprio imóvel.
Vamos implantar no município, o sistema de construção de moradia “vertical”, onde fica mais barato, para o município, onde se beneficia também a parte de saúde, segurança e transportes.
Por exemplo, em um quarteirão, podemos construir prédios e abrigar em torno de 500 a 2.000 mil pessoas.
Geração de empregos
A meta é inicial é a construção civil, e o apoio as empresas que estão instalada aqui e as que vierem de fora, para gerar empregos de qualidade. Por isso, que acho que esta escola técnica é muito importante para aqui se ter mão de obra qualificadas e pessoas capacitadas e assim aumentando sua renda. Vamos usar da nossa experiência para trazer empresas para nosso município.
Finalizando, afirmou que está saindo de um processo eleitoral onde teve oportunidade de sair renovado, já que viu e reencontrou grande amigos e conheceu pessoas que ele não conhecia. Agradeceu a todos que ajudaram voluntariando e que esteve na campanha, aos partidos políticos e principalmente a Deus, que ele acredita que estará junto com ele e sua equipe, durante sua administração.
* Editado as 10:28 para correção e acréscimo de informações