Conforme a secretária Municipal de Saúde, Adriana Tobal, a pedido do prefeito Waldeli dos Santos Rosa, todas as saídas da cidade também serão limpas, ele faz um apelo à população costarriquense para que cada um faça a sua parte cuidando de seu quintal, pois só com a participação de todos podemos ter uma Costa Rica sem dengue.
A gestora pede à população que receba os agentes de combate a endemias e que permitam que eles entrem em seus quintais para retirar possíveis depósitos que possam servir de criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
A secretária de Saúde ressalta ainda que devido às previsões climáticas o arrastão será antecipado e que “o objetivo é manter o índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti abaixo de 1% e com isso diminuirmos o risco de termos casos de dengue, chicungunya e zika vírus”.
Atenção, o coordenador do Controle de Vetores Geandro dos Santos Almeida comunica que, durante o arrastão, moradores que estiverem com grande acúmulo de lixo em seus quintais serão notificados de acordo com a Lei Municipal Nº 1.232 de 08 de maio de 2015 e alerta que todos os proprietários que forem reincidentes serão encaminhados ao MPE – Ministério Público Estadual.
O Arrastão de Limpeza no Combate ao Aedes Aegypti é uma iniciativa do Governo Municipal por meio da Secretaria de Saúde de Costa Rica através do Departamento de Vigilância em Saúde e Controle de Vetores.