Fundação Chapadão participa da Reunião do Zoneamento Agrícola e defende a inclusão da região de Paranaíba e Aparecida do Taboado a serem aptas ao plantio da soja.
O setor produtivo da região Sul de Mato Grosso do Sul esteve reunido na terça-feira, 20 de setembro, na Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS) para realizar a validação das informações que farão parte do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), um instrumento técnico-científico de política agrícola e de gestão de riscos na agricultura. A Fundação Chapadão foi representada pelo pesquisador em Fitotecnia, Dr. Jefferson Luis Anselmo, onde teve a oportunidade de conhecer o programa e as ferramentas utilizadas para obter o ZARC.
O Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) é uma ferramenta que indica ao produtor qual é a melhor época para se realizar o cultivo em cada região. Foi desenvolvido, pela Embrapa, para oferecer mais segurança e eficácia ao trabalho dos produtores rurais. Os dados do Zarc são publicados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com o objetivo de prever a possibilidade de haver danos em plantios agrícolas devido a condições climáticas e geográficas, proporcionando redução nas perdas agrícolas. O sistema gera calendários de plantio e uma relação de municípios que indicam quando e onde uma determinada cultura terá mais produtividade.
Para elaborar os mapas que compõem o Zarc, são levados em consideração dados como: precipitação (chuva), temperatura máxima, mínima e média (diárias), consumo hídrico (representado pela evapotranspiração, ou seja, evaporação do solo e mais a transpiração da cultura).
Como novidade, os municípios de Paranaíba/MS e Aparecida do Taboado/MS da região do Bolsão estão aptos a semeadura de soja, lembrando que a Fundação Chapadão vem conduzindo ensaios nesses dois municípios nas últimas três safras agrícolas testando épocas e cultivares de soja. Trabalhos este em parceria com o Sindicato Rural de Paranaíba, Aparecida do Taboado e Aprosoja MS que consolidaram os resultados dando sustentação para efetivação da inclusão destas áreas hoje estarem aptas ao plantio da soja, afirma o Presidente da Fundação Chapadão Adriano Loeff. A portaria do diário oficial já foi publicada, de número 173 em 25/07/2016. Esse fato é de fundamental importância, já que os produtores podem obter financiamento agrícola e seguro rural junto às instituições financeiras.
Fundação Chapadão.