Secretaria de Educação e Programa Energia Social executam agenda do Projeto Educanvisa em Costa Rica

A SEMED – Secretaria Municipal de Educação – em parceria com a empresa Odebrecht Agroindustrial por meio do Programa Energia Social para Sustentabilidade Local executaram na última sexta-feira, 23 de setembro de 2016, a agenda de visitas do Projeto Educansiva em Costa Rica – MS. Cerca de 40 professores foram contemplados e puderam conhecer melhor o ambiente de trabalho e o funcionamento da Usina de Costa Rica.

A visita fez parte de uma agenda de ações que estão sendo executadas desde que o Projeto Educanvisa foi implantado em Costa Rica, em abril de 2016.

No inicio do mês de agosto, 34 professores fizeram uma capacitação que abordou sobre o funcionamento do setor Agroindustrial no País, e tomaram conhecimento de como é feito todo o processo na usina desde o início da chegada da cana no Brasil, até a produção do Etanol, Energia e sua evolução no setor atual.

Já nos dias 11 e 12 de agosto foi à vez dos alunos da Rede Pública de Ensino serem capacitados. 1.060 estudantes participaram no PNMSS – Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú – de gincanas sobre temas do setor agroindustrial.

Após a capacitação dos alunos, foi lançado um desafio do qual os estudantes do 2º ao 5º ano deveriam fazer um desenho e os alunos do 6º ao 9º ano uma redação, ambos sobre o tema abordado. Os quatro melhores alunos de cada turma terão a oportunidade de também visitar a usina Odebrecht Agroindustrial nos dias 30 de setembro e 19 e 20 de outubro.

As capacitações fizeram parte das ações do Projeto Educanvisa que está sendo desenvolvido na REME – Rede Municipal de Ensino – por meio das disciplinas de História, Ciências e Geografia.

A facilitadora Local do Programa Energia Social para Sustentabilidade Local, Eliane Martins agradeceu ao convite feito pela coordenadora do Projeto Educanvisa, professora Aline Manchado, para fazer parte do projeto. “Nós da Odebrecht Agroindustrial e Programa Energia Social para Sustentabilidade Local estamos muito felizes com este projeto e esperamos ter contribuído no conhecimento dos professores e alunos. Acredito que este trabalho vem fortalecer nosso negócio na comunidade local”, enfatizou.

Educanvisa

O Educanvisa é um projeto da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária -que tem o objetivo de capacitar professores para atuarem junto com os profissionais das Secretarias de Saúde e da Vigilância Sanitária nos temas de saúde e promoção da saúde, medicamentos, uso racional de medicamentos, alimentação saudável, rotulagem de alimentos, propaganda de medicamentos e agrotóxicos.

Os profissionais que participam da capacitação atuam como coordenadores do Educanvisa, multiplicando os conteúdos ministrados por servidores da ANVISA, das diversas áreas envolvidas na temática da Vigilância Sanitária.

O projeto conta com materiais didáticos que apoiam em sala de aula, com o objetivo de facilitar o aprendizado dos temas trabalhados e ajudar o professor no desenvolvimento do Educanvisa.