Mato Grosso do Sul cria o serviço de voluntário do Corpo de Bombeiros

O governo de Mato Grosso do Sul criou o serviço voluntário no Corpo de Bombeiros do estado. O trabalho não será remunerado e terá duração de um ano, podendo ser prorrogado. Poderá se inscrever qualquer pessoa que tenha conduta ilibada, que não tenha antecedentes criminais, que possua boa saúde e aptidão física e ainda que seja aprovado na entrevista feita pela diretoria de pessoal da corporação.

O decreto normativo que cria o serviço voluntário no Corpo de Bombeiros foi publicado na edição desta quinta-feira (22), do Diário Oficial do estado. Com a medida o governo do estado espera aumentar a cooperação entre a comunidade e a corporação e ainda otimizar os serviços da unidade. O texto veda a adesão ao trabalho ao candidato que tenha sido desligado anteriormente do Corpo de Bombeiros por violação de deveres.

Os dias e horários do serviço voluntário constarão, de acordo com o decreto, no termo de adesão que será assinado pelo candidato e serão estabelecidos entre ele e a diretoria de pessoal da corporação. Entretanto, não poderá ser inferior a seis horas mensais. Os candidatos selecionados deverão manter comportamento compatível com o decoro da unidade, guardar sigilo sobre assuntos relativos a instituição e usar o uniforme padronizado que será estabelecido, entre outras obrigações.

Os voluntários poderão atuar nas atividades de prevenção e combate a incêndios, auxiliar na busca  e salvamento de bens e pessoas, apoiar o atendimento pré-hospitalar, auxiliar nas atividades de resgate veicular, executar atividades de defesa civil, apoiar outras atividades operacionais emergenciais e de auxílio, apoiar ações de prevenção em eventos públicos, fazer a manutenção e a limpeza de viaturas, apoiar a central de operações, participar de treinamentos operacionais e ainda apoiar atividades administrativas e de fiscalização.

Após a conclusão do período de serviço voluntário, o Corpo de Bombeiros emitirá uma Declaração de Participação para o voluntário. Uma portaria da corporação ainda deverá regulamentar alguns dos dispositivos do decreto antes que unidade comece a receber as inscrições dos voluntários.

G1 MS