CAMPO GRANDE (MS): Deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira (21), o Projeto de Lei 165/2016, apresentado pelo deputado Maurício Picarelli, que concede aos Policiais Civis em exercício e aposentados, o desconto de 50% em casas de diversões ou estabelecimentos que promovam espetáculos musicais, artísticos, circenses, teatrais, cinematográfico, enfim, quaisquer eventos que produzam cultura, lazer e entretenimento.
O projeto altera e acrescenta dispositivo à lei 3.844/2010, que já proporciona os mesmos benefícios aos doadores voluntários de sangue e de medula óssea.
De acordo com o deputado, a Polícia Civil tem prestado um grande serviço à sociedade e os policiais devem ser estimulados a terem acesso à cultura, uma vez que possuem uma profissão estressante. “Isso é um reconhecimento de tanto serviço prestado, inclusive nestes eventos, pela própria Polícia Civil. Na verdade, eles (os policiais) têm direito de ter um pouco de lazer também, já que protegem a sociedade como um todo”, defendeu Picarelli.
Para a autora do projeto, Dra. Sidineia Catarina Tobias – Assessora Especializada (ASSEGPP) da Delegacia Geral da Polícia Civil, o alto nível de estresse gerado pela profissão e a associação que o cidadão comum faz à imagem de truculência e falta de preocupação com questões que não dizem respeito ao dia a dia profissional foram determinantes para mudança de paradigma e criação deste projeto.
“O meio policial é o que possui mais suicídios entre as profissões. Por sua própria segurança, o Policial Civil sai pouco, frequenta poucos locais de cultura e lazer, pois o mesmo é obrigado a agir em qualquer situação. Com esse projeto, o Estado ganha maior efetivo nas ruas e os donos das casas de espetáculo passam a ganhar com um público maior em seu estabelecimento e com um profissional especializado na área de segurança pública no local. A sociedade deve perceber que o policial convive com ela, de forma harmônica e sempre visando o bem-estar da população. ”, defendeu.
Para ter acesso ao desconto, o policial civil deverá apresentar sua funcional no momento da aquisição do ingresso.
Estiveram presentes na primeira sessão, realizada nesta terça-feira (20): o Delegado Geral da Polícia Civil, Dr. Marcelo Lopes Vargas; Dr. Pedro Espíndola de Camargo – Diretor de Departamento de Polícia da Capital; Dr. Adriano Garcia Geraldo – Diretor de Departamento de Polícia do Interior; Dr. Fabiano Ruiz Gastaldi – Diretor de Departamento de Recursos e Apoio Policial; Dr. Jeferson Nereu Luppes – Presidente da Associação dos Delegados da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul; Giancarlo Corrêa Miranda – Presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Mato Grosso do Sul e Max Dourado de Azambuja Andrade – Diretor Jurídico do Sinpol-MS.
Nesta quarta-feira (21), estiveram presentes: o Diretor de Departamento de Recursos e Apoio Policial – Dr. Fabiano Ruiz Gastaldi; a Assessora Especializada ASSEGPP – Dra. Sidineia Catarina Tobias; o Coordenador do Departamento de Recursos e Apoio Policial – Dr. Edésio Rafael da Silva; e o Assessor Especializado do DPI – Dr. Alexandre Amaral Evangelista.
O projeto de lei será analisado pelo governador do Estado, Reinaldo Azambuja, devendo ter validade a partir da data de sua publicação.
Carlos Eduardo – Assecom