Na manhã desta terça-feira, 09 de junho de 2015, o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, o superintendente da Odebrecht Agroindustrial (Polo Taquari), Luiz Paulo Sant’Anna, e o delegado de Polícia Civil de Costa Rica – MS, Cleverson Alves dos Santos, entregaram oficialmente o Projeto de reativação da Oficina dos Sonhos.
As autoridades oficializaram a reativação do Projeto, que foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Administração Municipal, a Polícia Civil, a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – e a Odebrecht por meio do Programa Energia Social para a Sustentabilidade Local, durante cerimônia realizada na sede da Oficina dos Sonhos.
Luiz Paulo Sant’Anna enfatizou que essa parceria buscou na atividade cultural e no acompanhamento socioassistencial um fator importante de proteção aos jovens de Costa Rica. “É por meio de programas como esse, que ajudamos a mudar as perspectivas desses adolescentes, ao mesmo tempo em que estimulamos a convivência familiar e comunitária”.
O projeto de reativação da Oficina dos Sonhos foi desenvolvido pela Comissão Temática de Saúde, Segurança e Proteção Ambiental, com a finalidade de atender adolescentes, especialmente os que estão em conflito com a Lei, visando à prevenção ao uso de drogas, inserindo-os em diversas atividades artísticas e ações socioeducativas com a criação da Escola de Artes que irá receber que jovens de 12 a 17 anos para que desenvolvam suas potencialidades e habilidades artísticas.
A busca pela reativação do projeto visou a sua originalidade que é o de prevenir os jovens contra o uso de drogas, em especial aos que cometeram atos infracionais, complementando assim mais uma ação do Costa Rica sem Drogas. “Quando visitei esse local há cerca de um ano e meio, me apaixonei pela ideia e não me hesitei em ligar para a Dona Aurea e pedir o apoio dela para colocarmos para o prefeito que era possível sim nós readequarmos e reativarmos a Oficina dos Sonhos. A ideia foi bem aceita e plantamos no coração do prefeito a possibilidade dele ver seu sonho voltar a ser realizado, anos após o fechamento do projeto”, contou o delegado Cleverson dos Santos ao fazer uso da palavra.
Foram investidos na reativação da Oficina dos Sonhos R$ 374.159,45, sendo 274.317,00 Recursos Próprios do Município e R$ 99.842,45 da Odebrecht Agroindustrial. O projeto contempla ações como o funcionamento das atividades em local adequado para os adolescentes, com o foco no artístico; a aquisição de equipamentos e matéria prima inicial para confecção dos produtos, e ainda, vai oferecer acompanhamento psicossocial aos jovens em cumprimento a medida socioeducativa.
“A Oficina dos Sonhos foi resgatada. Agora os jovens vão trabalhar fora do manuseio das máquinas, mas sim dentro de uma sala de aula no CRAS. Esse é um projeto iniciado em 2004 e que hoje conta com a paixão de novos sonhadores. Nós voltamos a sonha com um futuro melhor para esses jovens” disse o prefeito ao agradecer o delegado e a Odebrecht pela parceria.
A cerimônia também contou com a presença da equipe do governo Municipal, dos representantes da Odebrecht e do Programa Energia Social para a Sustentabilidade Local, do presidente da Subseção OAB/ Marcio Rodrigues (no ato representando também o presidente do CONSEG – José Alcides Simplício) e do vereador Ailton Amorim no ato representando a Câmara de Vereadores.