Tamanduá-mirim fica preso em árvore e chama atenção de moradores de Costa Rica

Moradores do Centro de Costa Rica – MS estão mobilizados desde a manhã desta quinta-feira (11) na tentativa de ajudar a resgatar um Tamanduá-mirim preso em uma árvore localizada na esquina da Rua José Narciso Totó com a Praça Central Manoel Romualdo Gonçalvez.
Após receber várias ligações, a reportagem do Costa Rica em Foco foi até o local e registrou o fato inusitado. Segundo o comerciante da região, Cipó, o animal silvestre está na árvore desde a manhã desta segunda-feira e não consegue descer.
“Alguns clientes que tiveram no meu estabelecimento hoje ligaram para os órgãos competentes para tentar retirar o animal, uma viatura da PMA – Polícia Militar Ambiental – esteve no local, mas explicou que não poderia estar fazendo a retirada do Tamanduá-mirim, que era preciso aguardar que no cair da noite o animal iria descer por conta própria”, contou Cipó que complementou “minha preocupação é que alguns cachorros estão acuando ele”.
Em entrevista a nossa reportagem, Michele Dalto, da Secretaria Paroquial, também relatou que chamou os órgãos competentes para ajudar a descer o Tamanduá-mirim, mas que também obteve a mesma explicação do comerciante Cipó.
Entramos em contato com a equipe do Corpo de Bombeiros pelo 193 e fomos orientados a procurar a PMA. O comandante da PMA, subtenente Marcilio Dias de Oliveira, explicou à nossa reportagem que “o animal sairá naturalmente no cair da noite, que devido ao grande movimento do dia ele optou por se refugiar em cima da árvore que é o seu habitat natural. Se o mesmo estivesse em uma residência nós deveríamos interferir, mas como está em uma área pública não oferece aparentemente risco a população”.
Ainda de acordo com o comandante da PMA, é comum o aparecimento de animais como esse por conta de desmatamentos e queimadas nesta época. “Por causa disso, eles acabam saindo para buscar alimentos”, destacou.
Costa Rica em Foco