Costa Rica recebe de 15 a 19 de agosto mutirão do Seguro DPVAT

O mutirão de conciliação do DPVAT – Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres será realizado entre os dias 15 a 19 de agosto em Costa Rica – MS. Outras seis cidades serão contempladas nesta data, são elas: Camapuã, Chapadão do Sul, Cassilândia, Inocência, Paranaíba e Aparecida do Taboado.
A iniciativa, realizada pelo TJ-MS – Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul – é inédita no País. As audiências são, geralmente, realizadas no Fórum de cada comarca e conta com estrutura que inclui espaço para que os exames de perícia médica sejam feitos no momento, em casos que ele ainda não tenha acontecido.
No País, todos os pedestres, motoristas e passageiros têm direito à indenização do Seguro DPVAT nos casos de morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médico-hospitalares. O acidentado e o herdeiro podem dar entrada na indenização e reembolso, não sendo necessário o auxílio de intermediários.
Estatísticas
Em 2015, foram pagas 652.349 mil indenizações pela Seguradora Líder-DPVAT por acidentes de trânsito em todo o Brasil. O número, referente a reembolso de despesas hospitalares, invalidez permanente e morte, é 15% inferior ao mesmo período de 2014.
A maior queda registrada no período foi na cobertura de morte (19%), seguida de reembolso de despesas hospitalares (18%) e invalidez permanente (13%). No total, foram pagos R$ 3,381 bilhões em indenizações durante o ano passado.