Examinadores do Detran estão sem viajar a trabalho para interior de MS

Os examinadores do Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) de Campo Grande estão sem viajar a trabalho para o interior do estado. Os 45 avaliadores que deveriam trabalhar nesta quarta-feira (3) não viajaram para as provas que estavam marcadas e estão de serviço na sede do órgão. Eles reivindicam aumento na diária de viagem para alimentação e hospedagem.

As avaliações de 600 alunos de autoescolas em quatro cidades do interior do estado foram canceladas nesta quarta-feira. Enquanto isso, quem deveria fazer a prova ainda não tem previsão de fazer o teste.

Uma assembleia entre o sindicato e o governo do estado foi realizada na terça-feira (2), mas não teve acordo. O governo disse que está aberto à negociação e que uma nova reunião deve ser agendada para tentar resolver a situação.

De acordo com o sindicato que representa a categoria, os servidores que viajam para o interior do estado recebem diária de R$ 70 para pagamento de alimentação e hospedagem. Os trabalhadores dizem que esse valor é insuficiente e que gastam além disso e acabam ficando no prejuízo.

“O servidor tira do próprio bolso porque ele não pode deixar de se alimentar e dormir. Ele vem tirando esse dinheiro do próprio bolso para suprir a demanda e a necessidade que ele tem”, afirmou o Jonas Correa da Costa, presidente do sindicato dos servidores do Detran/MS.

O Detran conta com 63 servidores responsáveis pelos exames práticos e vistorias. Durante o protesto, os serviços estão sendo oferecidos apenas em Campo Grande e em Dourados. Em Corumbá, mais de 250 alunos foram prejudicados com o cancelamento dos exames. A preocupação da população é com o prazo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que é de um ano, se ultrapassar esse período todo o processo é cancelado.

 

 

G1 MS – Foto Ilustrativa