Realizadas as duas primeiras cirurgias por vídeo no Hospital Municipal

Neste sábado, o Hospital Municipal de Chapadão do Sul realizou duas cirurgias que certamente marcam uma nova etapa do setor da saúde no Município.

Após o início da gestão da AHBB, na saúde, na manhã deste sábado, 30 de julho foram realizadas as duas primeiras cirurgias por vídeo, a Cirurgia Videolaparoscópica ou Cirurgia Minimamente invasiva. Os dois primeiros procedimentos foram: uma laqueadura e uma de vesícula.

O procedimento já estava previsto, como anunciado na semana passada, quando foi anunciada a chegada do equipamento e o agendamento do treinamento dos médicos.

O equipamento foi enviado pelo Governo do Estado e os médicos receberam treinamento

 

 

 

 

 

 

 

 

A dor é muito menor porque praticamente não há cortes. Como a dor é muito menor o paciente volta a andar, trabalhar, dirigir e fazer exercícios muito mais cedo.

A internação hospitalar é curta, em geral 24 horas o que junto com os cortes pequenos diminuem também as chances de infecção. O sangramento praticamente não existe e o trauma cirúrgico incomparavelmente menor.

Como os cortes praticamente não existem a estética é muito melhor, praticamente não há cicatrizes.

Esse e outros benefícios certamente virão a Chapadão do Sul, com a contratação da AHBB.

Outro exemplo de que com a OS o atendimento pode ser melhorado, foi o ocorrido na quinta-feira (28), quando duas emergências exigiam acompanhamento médico até Campo Grande, com ambulância UTI. Naquele momento, ambulâncias da Prefeitura local estavam impossibilitadas de atender e foram solicitadas duas, uma específica para criança e outra para adulto, ambas com equipe médica capacitada para qualquer emergência durante o transporte.

Caso a saúde ainda estivesse na administração municipal, este procedimento com tal qualidade, contratação de ambulâncias com médicos, não seria possível, no máximo viriam ambulâncias de prefeituras vizinhas, apenas com motorista. Médicos da cidade teriam que viajar e desfalcariam o hospital local.

Agora com a gestão da AHBB, espera-se que o desfalque de ambulância na cidade seja superado.

Fonte: Jovemsulnews