Quatro cães de guarda das raças Rottweiler, Pastor Alemão, Box e Fila se deram mal após atacarem um porco-espinho ou ouriço cacheiro, na noite desta quarta-feira (20), nas dependências da Metalúrgica Rio Sul, nas margens da BR-163, em Coxim.
Os animais ficaram com os focinhos, patas, peitos, línguas e céu da boa completamente cheios de espinhos após avançarem no porco-espinho que não foi localizado.
O proprietário informou a nossa reportagem que saiu de casa ás 20 horas e quando retornou por volta de 23 horas se deparou com os cães Paloma, Shayene, Tayson e Max no portão do estabelecimento, no entanto, esperou amanhecer para acionar o médico veterinário Antônio Carvalho Junior (Tunico).
No início da manhã desta quinta-feira (21), Tunico foi até o local e anestesiou os animais, em seguida retirou os espinhos que mediam até 8 cm. Após o procedimento de retirada, os cães foram medicados com anti-inflamatório e passam bem.
De acordo com Tunico, os casos de cães feridos em ataques a esses animais em áreas próximas a cidade, é decorrência da ação do homem que interfere no seu habitat natural, principalmente com queimadas, e desmatamento.
Outro caso – Não é o primeiro caso registrado no município, no dia 20 de agosto de 2012, o veterinário atendeu um cão da raça Pit Bull que foi atacado por um porco-espinho em uma oficina de motos, nas margens da BR-163, em Coxim.
O proprietário do animal disse que foi informado do ataque por um vizinho e encaminhou o cachorro para ser atendido. Segundo o veterinário, Antônio Carvalho Junior, os espinhos mediam entre 5 e 10 cm e foi necessário sedar o animal.
O cachorro é um dos guardas do estabelecimento e já impediu a entrada de vários outros animais no local, como cobras e um tatu, explicou o dono.
Coxim Agora