Os Festeiros convida toda da região para a 79ª Festa do Senhor Bom Jesus

Nos próximos dias 5,6,7 de agosto será realizada a 79ª Festa do Senhor Bom Jesus, organizada pela comunidade Senhor Bom Jesus, os festeiros Ronaldo Filisbino e sua esposa , Keller Melo e esposa e Simplicio e Esposa, juntamente com a Paróquia da cidade.

A programação começa no dia 5 com a abertura da festa com missa às 19h, e levantamento do Mastro. Após a missa serão comercializadas várias opções de comidas e bebidas e no sábado a missa começará às 19h em comemoração ao dia do “Senhor Bom Jesus” e logo após, terá um baile dançante apresentado pelo Grupo Sociedade Baileira com leilão de prendas.

Já no domingo às 2h haverá a caminhada da fé (saída na praça central), 4h cavalgada (saída em frente ao Auto Posto Avenida) com chegada ao local às 9h. Nesta cavalgada, cerca de 50 cavalgadores já esta confirmado. Todos os cavalos precisam estar em dia com os exames.

Durante o percurso, haverá ambulâncias de plantão com pessoas especializadas para atendimento médico caso alguém precise, além de 4 pontos onde serão distribuídas água. Das 4h às 5h será servido um café da manhã na Fazenda dos Irmãos Burgel e 6h será servido um café da manhã já na sede da festa, para receber o pessoal que faz a caminhada.

Às 10h acontecerá uma Missa Sertaneja com a presença do Padre Wilkson.

Após a missa, no evento terá um almoço gratuito com churrasco e Leilão de Gado, a organização do evento lembra a população de levar pratos e talheres.

Após o leilão, haverá um show de prêmios onde serão sorteados 1 moto 125cc, 1 tv 32 polegadas e uma bicicleta 18 marchas, as cartelas pode ser adequiridas na Paróquia Santo Antônio.

História

De acordo com a história contada pelo padre Wilkinson Mendes, havia uma família na cidade de Costa Rica e a imagem pertencia a essa família. Eles moravam na região da Capela. A esposa faleceu e o marido decidiu ir embora. Juntou suas coisas em carros de boi e foi embora.

Na viagem caiu uma chuva pesada com muitos raios, sendo que um deles matou uma junta de boi. Ele entendeu que isso era um sinal para não sair da cidade. O homem então voltou para a fazenda e construiu a capela colocando a imagem do santo.

festa santo fujão

Como a capela em que o santo era guardado estava bastante velha, os moradores decidiram fazer um lugar novo e mais aconchegante para ele. O problema era que toda a manhã ele amanhecia em uma fazenda da região. Por este fato, a população decidiu cortar os pés do santo que nunca mais saiu da capela

A caminhada dos fiéis é feita pelo caminho da fé onde em diversos pontos da estrada tem capelinhas com imagem em azulejos ilustrando as estações da via sacra.

  festa santo fujão4 festa santo fujão5

O padre Wilkinson explica que geralmente as pessoas fazem essa caminhada com algum propósito. Ou elas vão para pedir uma graça, ou vão para agradecer uma graça recebida. Ou até mesmo por devoção.

O padre ainda afirma que é uma caminhada muito conhecida pelo país: “de todas as festas religiosas da cidade de Costa Rica essa seria a que mais as pessoas de outras regiões tem conhecimento. Pessoas do interior de São Paulo, de Goiás e de Minas Gerais, Mato Grosso vêm não só pela caminhada, mas também pela festa e devoção”, declara.

O festeiro Ronaldo Filisbino tem sido organizador da festa há 3 anos. Ele conta que como festeiro melhorou o salão trocando piso, melhorou os banheiros masculino e feminino juntamente com os banheiros das cozinheiras. Além de ter pintado toda a estrutura do salão e da igreja, e neste ano de 2016 pretende com arrecadação da festa construir a sala dos milagres.

Ronaldo diz que tudo foi preparado para melhorar a festa e convida a toda a população a participar da festa.

festa santo fujão2festa santo fujão3

Fonte: MS TODO DIA