Protesto dos produtores rurais Costa Rica contra Odebrecht repercute na Capital

Os protestos organizadores, por produtores rurais do município de Costa Rica, contra a Usina Odebrecht, ganhou repercussão na mídia da capital e até nos corredores da Assembléia Legislativa.

Os produtores rurais, alegam que estão tendo prejuízos em suas propriedades que circunvizinhas ao Usina, com o surgimento da Mosca dos estábulos, que já contabilizou prejuízos aos produtores de leite da região e causou morte de animais.

Nesta segunda-feira, dia 04 de julho, cerca de 50 produtores rurais estiveram no auditório da Câmara Municipal de Costa Rica e cobraram dos vereadores uma saída para conter os prejuízos causados pelo ataque das moscas Stomoxys calcitrans conhecida como “mosca dos estábulos” ou “mosca da vinhaça”, que vem acabando com o gado principalmente gado de leite.

Após, o ato de manifestação na Câmara, os produtores saíram em passeatas pelas principais ruas da cidade, para alertar a população da situação vivida por eles.

No auditório da Câmara, o Vereador Caquim, do PSDB, disse que apoia os produtores e que espera essa mesma ação por meio dos outros vereadores, e que o prefeito Waldeli teria que alinhar aos produtores rurais para resolver essa questão que tanto sofre o produtor rural que depende do leite para sobreviver.

O pecuarista Manoel Rodrigues de Oliveira, tem uma fazenda a 12 quilômetros da usina e conta perdeu quatro bovinos no ano passado, devido ao ataque das moscas. Ele afirma que a situação está precária e alguma atitude precisa ser tomada.

“São mais de 400 pecuaristas que estão sofrendo com o ataque das moscas e se nada for feito, as famílias da zona rural vão abandonar as fazendas”.

O pecuarista explica que os manifestantes foram até o Ministério Público nesta manhã, por recomendação dos vereadores. “Mas fomos orientados lá para primeiro procurarmos a usina, a secretaria de agricultura e a Câmara de Vereadores. Nós sempre conversamos com os diretores da usina sobre isso e eles falam que estão tomando atitude, mas nada melhora. As moscas proliferam em grande quantidade”.

Em nota, a Odebrecht afirma que participa ativamente de todas as discussões sobre a questão da mosca do estábulo, junto às autoridades da cidade de Costa Rica, Embrapa, Biosul e produtores da região, em busca de uma solução.

Fotos mstododia

protesto msoca90 protesto msoca22 protesto msoca9 protesto msoca8 protesto msoca7 protesto msoca6 protesto msoca3 protesto msoca4 protesto msoca5