No dia 27 de junho, a Secretaria de Educação realizou a formatura dos alunos que participaram do Proerd.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) foi idealizado para prevenir o uso e tráfico de drogas, e todas as formas de violência (física ou psicológica). Concentra-se em crianças e adolescentes em fase escolar, e busca despertar-lhes a consciência para o problema das drogas e da violência, assim como preparar os pais para que possam oferecer sustentação aos seus filhos.
O Proerd ensina os alunos de forma simples, motivante e descontraída, utilizando-se de diversos cenários pedagógicos, técnicas voltadas para a resistência às pressões impostas pelos seus companheiros.
Origem Internacional
O Proerd tem por base o projeto D.A.R.E. – Drug Abuse Resistance Education (Educação para resistir ao abuso de drogas), com origem na cidade de Los Angeles, Califórnia – EUA, em 1983.
O D.A.R.E. foi desenvolvido por um grupo de psicólogos, policiais e pedagogos, e começou a ser aplicado pelo Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD), em parceria com o Distrito Unificado Escolar daquela cidade.
O resultado foi de grande sucesso e aceitação, o que fez com que o programa se estendesse rapidamente para todos os estados norte-americanos.
Hoje administrado pela organização não governamental D.A.R.E. Internacional, o programa é desenvolvido em mais de 50 países.