Casa do Trabalhador volta a emitir Carteira de Trabalho em Costa Rica

A SEMAD – Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento – por meio da Casa do Trabalhador de Costa Rica – MS comunica que o Sistema de emissão de Registro Profissional já está novamente em funcionamento.

Conforme informações do gestor da Casa do Trabalhador de Costa Rica, Gilson Viana Garcia, a emissão da Carteira de Trabalho estava suspensa desde o dia 16 de maio deste ano, devido à implantação de um novo sistema de emissão on-line dando agilidade aos atendimentos.

“Devido à troca de sistemas o processo ainda esta lento, demorando cerca de 40 minutos para cada carteira. Então aos que vierem peço a compreensão devido ao tempo que demora”, explica o gestor e ainda complementa: “A foto das Carteiras de trabalho são tiradas na hora, mas as carteiras demoram cerca de 20 dias após a data de emissão para chegar”.

Ainda de acordo com o gestor da Casa do Trabalhador de Costa Rica, as sextas-feiras não estão sendo emitidas as carteiras de trabalho, pois é o dia que o sistema nacional de emissão reservou para fazer alguns ajustes no programa de emissão do documento.

Confira abaixo os documentos necessários para emissão da Carteira de Trabalho:
Para a 1ª via (quem nunca teve carteira de trabalho) – Identidade, CPF, Certidão de nascimento/casamento, Comprovante de residência e Titulo de eleitor (para quem já o tiver).
Para 2ª via (quem não tem a carteira de trabalho em mão, perdeu, etc.) – Identidade, CPF, Certidão de nascimento/casamento, Comprovante de residência, Titulo de eleitor, CNIS (retirar no INSS) e Boletim de ocorrência.

Para Continuação (quem tem a carteira de trabalho em mãos e esta completa ou invalida) – Carteira de trabalho antiga, Identidade, CPF, Certidão de nascimento/casamento, Comprovante de residência, Titulo de eleitor.

Os interessados podem procurar a unidade da Casa do Trabalhador localizada na Rua Josina Garcia de Melo – N° 205, Centro de Costa Rica. Mais informações: (67) 3247 4681 / (67) 3247 4689.

Nova Carteira de Trabalho:
A nova Carteira Profissional é válida em todo o território nacional e, além das informações do Registro Profissional antigo, vem uma tarjeta magnética e numeração única para todas as vias, com uma aparência semelhante à de um passaporte.

As mudanças buscam reduzir o número de fraudes, por favorecer a segurança nos processos operacionais. Outra vantagem do modelo é informar se o empregador vem recolhendo corretamente o FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço- e as contribuições previdenciárias.

Todas as informações, após serem digitalizadas, são armazenadas em um banco de dados.