As atividades do Projeto Berço da Vida desenvolvido pela Pastoral da Criança com apoio do Governo Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde foram encerradas na tarde de terça-feira, 28 de junho de 2016, com a participação de 30 gestantes de Costa Rica – MS.
No período de seis meses as gestantes participaram semanalmente no CRAS – Centro de Referência em Assistência Social – das atividades do Projeto Berço da Vida. Durante a confraternização de encerramento realizada na sede da Pastoral da Criança depoimentos emocionada marcaram o encontro.
Valéria Hipólito teve seu neném durante o projeto e emocionou a todos com sua história. Seu filho teve um grave problema de saúde e com a ajuda das amizades e dos coordenadores do projeto, ela teve forças para lutar por seu filho. Já Ariane Paula de Melo é mãe pela primeira vez e salientou que todo conhecimento adquirido nas palestras foi muito bem aproveitado.
A confraternização contou com a presença da subsecretária de Assistência Social Luana de Oliveira que no ato representou o Chefe do Executivo e agradeceu a todas as pessoas que estiveram envolvidas no trabalho. “No Projeto Berço da Vida as mamães aprenderam a ter um melhor vínculo com os filhos e com o restante da família. Estaremos sempre à disposição para o que precisarem”, enfatiza.
No encontro foram cantados hinos e uma das irmãs da Pastoral Claudete Mantovanni leu um versículo da Bíblia e declarou que as crianças acolhidas e amadas hoje, viverão com mais capacidade de amar amanhã.
Para a coordenadora do Berço da Vida, Maria Lucia Nicolodi, o projeto ajuda as mulheres a passarem pelo período gestacional com mais segurança. “As mães participaram de encontros semanais, palestras sobre vários temas relacionados às gestantes e seus filhos. Proporcionamos às gestantes mais acessos às informações e conhecimentos sobre uma boa alimentação, além da importância de praticarem atividades físicas”, explicou.
De acordo com a coordenadora da Pastoral da Criança, Marizete Lemos Carrijo, o Berço da Vida é muito importante para as famílias porque ele visa o bem das mães e das crianças. Além de proporcionar às mães o aprendizado de trabalhos manuais.
Durante o encerramento do semestre, a coordenadora do CRAS Miriam Rodrigues Ribeiro, ministrou uma palestra sobre a educação física, mental e espiritual das crianças. Ela afirmou que as mães têm responsabilidades para com seus filhos e disse que “se elas não educam, o mundo irá educar”.
A coordenadora da Atenção Básica enfermeira Daiane de Souza Pupin que também esteve presente no encerramento, parabenizou toda a equipe envolvida no projeto e comunicou que as ESFs – Estratégia de Saúde da Família – estão preparadas para atender todas as gestantes.
No encerramento do encontro algumas grávidas que obtiveram porcentagem alta de comparecimento às reuniões foram sorteadas e ganharam peças de enxoval do bebê, além de desfrutarem de um lanche saudável.
A segunda fase do Projeto Berço da Vida terá início no dia 26 de julho deste ano. As mães interessadas em participar podem procurar o CRAS localizado na Rua José Pereira da Silva, N°. 603, Centro de Costa Rica – MS. Para mais informações no telefone (67) 3247 7089 ou 3247 7096.
Foto: Juliana Zanlorenzi – ASSECOM/PMCR