Secretaria de Educação atende todas as crianças da lista de espera com idade a partir de 1 ano e 6 meses
A SEMED – Secretaria Municipal de Educação – divulgou na última quinta-feira, 23 de junho de 2016, a quantidade de crianças aguardando vagas nas creches dos CEIs – Centro de Educação Infantil – neste ano de 2016 e zera quantidade da lista de espera nas creches II, III e IV.
Conforme dados disponibilizados pela SEMED, na creche II (nascidos em 2014); creche III (dois anos completos até 31-03-2016) e creche IV (três anos completos até 31-03-2016), todas as crianças foram atendidas nos CEIs.
A secretária de Educação, professora Dulcinéa Rosa, comemora o feito de zerar a quantidade de crianças na lista de espera das creches II, III e IV e explica que no Cadastro Único – Central de Vagas, as crianças são chamadas pela ordem na lista e encaminhadas de acordo com o número de vagas livres. “Com esse sistema deixamos as famílias informadas quanto ao número de vagas disponíveis e mostramos transparência em nossos atos”, enfatizou.
De acordo com a gestora da Central de Vagas, Alciele Amorim, das 129 vagas em aguardo, várias são de recém-nascidos. “Na lista de espera temos crianças nascidas até junho deste ano”, afirma.
A Central de Vagas é atualizada e disponibilizada para consulta da população toda semana no site institucional do Município (www.costarica.ms.gov.br). Para mais informações no telefone (67) 3247 7001 e/ou na sede da SEMED localizada na Rua José Pereira da Silva – N° 650 – Centro de Costa Rica.
Plano Nacional de Educação
O Governo Federal divulgou no ano de 2014 o PNE – Plano Nacional de Educação – documento que estabelece as estratégicas das polícias de educação para o Brasil pelos próximos dez anos.
Uma das metas do PNE é ter 100% das crianças de 4 e 5 anos matriculadas na pré-escola até 2016, meta já alcançada pelo Município de Costa Rica antes do prazo estipulado.
A outra meta do PNE é de ter 50% das crianças com até 3 anos matriculadas em creches até o ano de 2024, meta essa alcançada e ultrapassada por Costa Rica que já atendeu 100% no ano de 2016.